VIDA URBANA
Conventinho espera reforma
Intervenções no prédio do convento São Frei Pedro Gonçalves foram iniciadas em 2008, mas terão que ser iniciadas do zero.
Publicado em 18/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 16:58
A população de João Pessoa terá que esperar aproximadamente um ano para poder ver o convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como 'Conventinho', restaurado. As intervenções do prédio localizado no Centro Histórico da capital, iniciadas em 2008, cuja conclusão de metade do serviço chegou a ser divulgada em novembro do mesmo ano, serão iniciadas do zero, conforme informações da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac).
Em agosto do ano passado, a prefeitura recebeu do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas) do governo federal um recurso na ordem de pouco mais de R$ 3,1 milhões para investir na restauração do Conventinho. Ao total, foram disponibilizados mais de R$ 50 milhões para a revitalização do Centro Histórico, incluindo dez obras desse tipo.
Em matéria publicada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) no site da prefeitura, em 10 de novembro de 2008, quando foi divulgado que metade do serviço de restauração integral do 'Conventinho' tinha sido concluída, a informação era que os trabalhos começaram em julho do mesmo ano, e que a expectativa de conclusão era para abril de 2009. Mas não foi o que ocorreu.
Embora a parte externa da fachada frontal do 'Conventinho', que fica de frente para a praça Antenor Navarro, esteja pintada, quem passa pelo local observa uma cena de abandono, principalmente na extensão do prédio histórico: janelas e portas com vidros quebrados e estruturas consumidas pela ferrugem, lixo, mofo, rachaduras na portaria do estacionamento, na lateral do convento, e muita vegetação.
Passados 5 anos de quando a obra deveria ter sido construída, mas que foi paralisada, a restauração foi retomada e, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), um novo projeto foi elaborado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), mas mais detalhes sobre a restauração só poderiam ser obtidos junto à Copac, setor que faz parte da pasta.
Por sua vez, o coordenador da Copac, Fernando Milanez Neto, informou que uma licitação para a execução da obra será lançada no próximo mês para definir a empresa que irá realizar os serviços.
"Após a assinatura do contrato e início da obra, o prazo para conclusão é de aproximadamente um ano, porque é uma obra grande, de restauração completa, que vai desde o piso até o teto, incluindo a parte hidráulica e elétrica. A situação atual é de muita degradação no prédio. Vamos começar do zero. Todo esse atraso só causa prejuízo à população, que poderia estar usufruindo do espaço”, declarou.
O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, disse que o novo 'Conventinho' abrigará a primeira biblioteca pública municipal e um centro cultural para desenvolvimento de atividades cênicas, musicais, audiovisuais e de dança, a Casa das Artes. “A gestão dessas ações ainda está em fase de estudos entre a Funjope e a Secretaria de Educação de João Pessoa”, pontuou.
O QUE DIZ O IPHAN
A reportagem tentou contato telefônico durante todo o dia com o superintendente do Iphan-PB, Cláudio Nogueira, mas a secretária do mesmo informou que ele estava em reunião e não foi possível o retorno. Contudo, o diretor técnico do órgão, Luciano Souza, disse que os técnicos do Iphan solicitaram detalhes pendentes do projeto à Copac e ainda estão analisando as respostas. Ainda segundo o diretor, o prazo para que o projeto retorne à Prefeitura termina no próximo dia 31.
Comentários