VIDA URBANA
Cooperativa de crédito investe no potencial turístico de João Pessoa
Abertura da agência da Sicoob influencia na forma de aplicação de crédito.
Publicado em 01/11/2018 às 17:31
João Pessoa ganha, nesta quinta-feira (1º), a quarta agência do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Esse investimento acontece devido a um plano de expansão da Sicoob nacional que vê na capital paraibana um potencial turístico.
Na prática, a abertura da agência influencia na forma de aplicação de crédito. Segundo o presidente do conselho administrativo do Sicoob Paraíba, Paulo Martins, o princípio básico do cooperativismo é fazer com que os recursos do município não saiam da localidade. A empresa vem para operar e captar recursos da cidade. "Esses recursos não serão transferidos daqui para uma outra praça. Ele será investido dentro de João Pessoa", explicou.
Formação
Segundo Paulo, a grande diferença de uma cooperativa de crédito para os bancos convencionais é que as cooperativas são formadas por pessoas e cada pessoa é dono da cooperativa. "Independente do montante que ele tenha na conta, a pessoa tem direito a voz". No banco, as pessoas entram como acionistas e sua importância tem a ver com montante que se tem investido.
O Sicoob nasceu em Campina Grande, há oito anos, como uma cooperativa para empresários. Atualmente, a cooperativa é de livre admissão, ou seja, atende tanto pessoa física quanto jurídica.
Ele será investido dentro de João Pessoa, diferentemente de uma instituição financeira tradicional que capta recursos nas praças locais e aplica no nacional. A nova agência da Sicoob inaugura nesta quinta-feira, no Retão de Manaíra, às 18h.
Comentários