VIDA URBANA
Copa do Mundo muda calendário letivo na capital
Apesar da capital paraibana não ser cidade sede, calendário letivo das escolas particulares e da rede estadual será adequado.
Publicado em 06/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:51
O início das aulas e o período de férias nas escolas particulares de João Pessoa em 2014 foram adequados ao calendário da Copa do Mundo Fifa, que será realizada no Brasil no próximo ano, entre os meses de junho e julho, apesar da capital paraibana não ser cidade sede. Já a secretaria de Estado da Educação (SEE) elaborou uma proposta de calendário escolar para 2014, que foi entregue ontem ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep) para análise e aprovação.
De acordo com a proposta elaborada e aprovada pelo Sindicato das Escolas Particulares, as aulas serão antecipadas de 5 de fevereiro, para 27 de janeiro de 2014, seguindo até o dia 23 de dezembro, contabilizando assim 203 dias letivos. Os estudantes e professores, por sua vez, terão garantidos os 30 dias de férias, ou seja, as aulas serão suspensas de 1º a 30 de julho, como ocorreu este ano.
O Mundial tem início no dia 12 de junho de 2014 e termina no dia 13 de julho, e apesar de mais de um mês de eventos, o calendário escolar da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) não será alterado. De acordo com o diretor de Gestão Curricular, Gilberto Cruz de Araújo, as aulas serão suspensas apenas nas datas de jogos da Seleção Brasileira.
“Com isso, os estudantes terão os mesmos 200 dias letivos, com as aulas começando dia 4 de fevereiro de 2014 e se encerrando em 22 de dezembro. O recesso do meio do ano acontecerá de 24 de junho a 1º de julho. Assim sendo, a principal mudança fica a cargo do recesso que diminui de 30 dias para apenas uma semana”, explicou.
Nas escolas da rede estadual, a expectativa é que uma vez aprovado, o calendário letivo 2014 da rede estadual de ensino tenha início dia 5 de fevereiro e se encerre em 27 de dezembro, contabilizando 207 dias letivos. O recesso aconteceria, portanto, no mês de julho e teria duração de apenas 15 dias.
A liberação de alunos e professores nos dias de jogos da Seleção Brasileira ficaria a cargo da decisão do governador Ricardo Coutinho, através de portarias publicadas no Diário Oficial do Estado.
Nos calendários também estão previstos oito feriados na capital, sendo dois no mês de março nos dias 3 e 4 (Carnaval), três em abril nos dias,18 (Sexta-Feira Santa), 21 (Tiradentes) e 22 (Descobrimento do Brasil), um no mês de maio no dia 1º (Dia do Trabalhador), no dia 5 de agosto (aniversário da cidade de João Pessoa) e por fim em dezembro no dia 25 (Natal).
As estudantes da rede estadual de ensino Raquel Barbosa de Sousa, de 16 anos, e Talita Silva de Araújo,15 anos, se mostraram preocupadas com a possibilidade de antecipação das aulas para o mês de janeiro, conforme boatos que circulavam no Lyceu Paraibano, onde elas estudam.
“O mês de janeiro é crucial para que eu possa enfim matar a saudade de meus familiares que residem no Rio de Janeiro. Se houver a antecipação das aulas, esses momentos não poderão acontecer, terei então que esperar mais um ano ou gastar mais com a viagem durante a Copa quando os custos estarão mais altos”, disse Raquel.
Para Talita, a manutenção do calendário escolar conforme vem sendo realizado nos últimos anos é a garantia de diversão. “Em janeiro, o sol está presente todos os dias, a gente realmente aproveita as férias. Se tivermos que ir à aula enquanto todo mundo aproveita o sol e o mar, será bastante triste”, comentou a estudante do primeiro ano do ensino médio.
Comentários