VIDA URBANA
Corpos de animais não devem ser expostos em áreas públicas
Publicado em 15/01/2012 às 8:00
Além de danos à saúde, abandonar corpos de animais em áreas públicas pode causar sérios prejuízos financeiros aos responsáveis. O diretor de Varrição e Coleta da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Antônio Araújo, destaca que a atitude é considerada crime ambiental com penas de multas que podem chegar a R$ 9 mil. O valor ainda pode aumentar em caso de reincidência.
“A pena é alta porque ela se propõe a combater uma maldade muito grande, já que as pessoas passam um bom tempo vivendo com os bichinhos de estimação e, quando eles morrem, os jogam fora, como se fossem lixo”, comenta o diretor.
Para evitar doenças e multas, a Emlur criou um serviço diferenciado que recolhe os cadáveres de cães e gatos e os enterram em valas abertas em locais apropriados. O trabalho é oferecido gratuitamente. “Basta apenas que o dono do bicho acione as equipes da Emlur através de telefones”, acrescenta Araújo.
Para quem realiza o sepultamento correto dos animais, fica a sensação de que a gratidão foi retribuída. “Ela sempre foi a minha melhor amiga. Quando me casei, ela chegou a fazer parte da decoração de meu bolo. Dar a ela um enterro digno é um sinal de respeito e de gratidão”, afirma Roberta Diniz.
Comentários