icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Correria na véspera de Natal

Apesar do grande fluxo registrado na véspera de Natal,a estimativa é de movimentação normal nesta quarta-feira (25).

Publicado em 25/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 12/05/2023 às 14:36

Na correria para viajar na véspera de Natal, algumas pessoas enfrentaram imprevistos porque chegaram ao Terminal Rodoviário de João Pessoa sem os documentos necessários para embarcar com os filhos pequenos. Este foi o caso da empregada doméstica Vânia Galdino, que foi barrada, ontem, na hora de comprar a passagem para a cidade de Ibiara, Sertão. Apesar do grande fluxo registrado na véspera de Natal, hoje a estimativa é de que a movimentação seja de um dia normal, sem colocação de ônibus extras.

A estimativa do chefe de operações do terminal, Ariosvaldo de Lima, era de que 14 mil pessoas deveriam passar pelo local ontem, sendo oito mil embarques e 6 mil desembarques. Uma das recomendações era para que o passageiro levasse toda documentação obrigatória para a viagem.

“As pessoas devem comprar a passagem com antecedência para evitar filas, porque dos sete mil embarques previstos para a véspera de Natal, cinco mil devem ocorrer até as 14h. As pessoas que forem embarcar com criança devem levar todos os documentos pessoais se forem os pais. No caso de parente de terceiro grau, além dos documentos pessoais e a certidão de nascimento da criança, não devem esquecer da declaração do Juizado de Menores”, alertou.

Mas a empregada doméstica Vânia Galdino estava preocupada porque, ontem, só havia estava com o próprio documento de identidade e nenhuma documento do filho de oito anos de idade.

“Só anotei o número do CPF dele e não consegui comprar a passagem. Estou pensando em desistir de passar o Natal com minha família em Ibiara”, desabafou.

Por volta das 9h30 da manhã de ontem, muita gente já estava no Terminal Rodoviário de João Pessoa e já existiam filas em alguns guichês de atendimento.

Da última sexta-feira até amanhã foram colocados 140 ônibus extras, que estarão à disposição dos cerca de 65 mil embarques e desembarques previsto no período. Somente ontem foram colocados 30 ônibus para reforçar o sistema de condução dos passageiros.

PRAIA E BICA REGISTRAM POUCA MOVIMENTAÇÃO

Enquanto centenas de pessoas enfrentaram, ontem, a correria de última hora e filas no comércio em João Pessoa, para outras, a véspera de Natal foi um dia de lazer. Quem estava livre de compromissos de trabalho ou estudo, aproveitaram a manhã da terça-feira para pegar 'um bronze' na praia ou passear com a família e amigos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), na capital.

Os dois locais não atraíram tanta gente como acontece em outros feriados e o clima de tranquilidade e pouca movimentação na areia estavam propícios para a brincadeira das crianças. “Gosto de vir à praia quando está menos cheia e hoje (ontem) está ótimo. É bom porque as crianças se divertem mais e a gente fica mais tranquila”, disse Ana Cláudia Clemente que trouxe a filha de 3 anos para curtir o sol na praia do Cabo Branco.

A pouca movimentação dos pessoenses e visitantes na orla não foi motivo para desânimo de quem teve que trabalhar na véspera do Natal. O vendedor de sorvete João Batista pretende trabalhar todos os dias até a véspera do Reveillon e está otimista quanto às vendas. “O movimento hoje (ontem) ainda está fraco, mas acredito que até o ano novo melhore. Eu estarei por aqui”, garantiu.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara também atraiu poucos visitantes na manhã de ontem e havia poucos ambulantes no local. Mas, o clima agradável do lugar a simpatia dos animais foi o destino certo do casal Viviane Leandro e Wanderley Ribeiro, que deixaram o calor de Sousa, no Sertão do Estado, para passear pela capital.

Os dois visitaram o zoológico pela primeira vez e gostaram do ambiente.

“Viemos visitar uns parentes que moram aqui e vamos ficar até quinta-feira. Ainda pretendemos ir à praia”, disse Viviane Leandro. Até o dia 1º de janeiro do ano que vem, a Bica ficará aberta aos visitantes das 8h às 12h e voltará ao horário normal de funcionamento (das 8h até 16h30) no dia seguinte.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp