VIDA URBANA
Cozimento pode causar perdas
Processo de cozimento ocasiona perda de nutrientes e as frutas podem não ter o efeito terapêutico desejado.
Publicado em 15/04/2012 às 18:34
É comum o consumo de frutas vermelhas em caldas, geleias e no formato de frutas secas para usar em coberturas e recheios de doces e tortas. Esses processos para conservação e até cozimento dos alimentos ocasionam a perda de nutrientes e a fruta pode não ter o efeito terapêutico desejado. Por isso, o ideal é consumir as frutas cruas ou acompanhadas de outros alimentos que enriqueçam ainda mais a dieta.
Para Sebastião Filho, “usar as frutas como ingredientes para outras receitas pode tanto concentrar alguns elementos nutricionais, como os fenóis, quanto destruir outros, como as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a vitamina C”. Além disso, se a pessoa consumir alimentos com frutas que passaram por processos industriais, o alimento contém apenas 70% dos nutrientes.
A nutricionista Aline Grisi orienta que, para aumentar os benefícios das frutas vermelhas, pode-se associar o consumo com frutas de outros grupos. “Pode fazer uma salada de frutas, agregar no cardápio o consumo das frutas vermelhas com folhas verdes. O que não combina muito é misturar as frutas vermelhas entre si”, acrescenta. Uma sugestão da nutricionista é um suco misturando uma porção de melancia, maçã e água de coco.
De acordo com a nutricionista, o organismo só se beneficia dos nutrientes das frutas vermelhas se os alimentos fizerem parte do consumo diário das pessoas. “Assim como em todos os vegetais, o consumo de frutas deve se tornar um hábito, principalmente para quem busca alimentos com fibras. As frutas vermelhas possuem bioativos, o que aumenta o poder de absorção no organismo e também atuam como regulador”, explica.
Comentários