VIDA URBANA
Crença popular: dia de São José traz esperança de chuvas
Agricultores acreditam que se chover hoje é sinal de bom inverno e fartura na mesa.
Publicado em 19/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 19/02/2024 às 11:08
Uma das mãos, calejada pela lida diária no campo, apoiada no cabo da enxada. A outra, segurando o chapéu que protege do sol castigante, também se eleva em prece por chuvas que façam germinar as esperanças e as sementes plantadas na terra. Hoje, Dia de São José, a cena de seu Francisco de Assis, 47 anos, que tem um cultivo em Areial, no Agreste paraibano, distante 168 quilômetros de João Pessoa, é repetida por agricultores de todo o Estado, que acreditam que a chuva no dia devotado ao santo é presságio de abundância de água e de boas colheitas.
Há mais de 2 meses, seu Francisco e a esposa vêm arando a terra, plantando as sementes e limpando as ramas, na esperança de que as chuvas façam crescer a plantação. “Dizem que o que a gente plantar, se chover no dia de São José, dá lucro. Então todo dia eu venho trabalhar na lavoura, chego aqui cedinho e deixo tudo pronto, esperando só a providência divina. Graças a Deus aqui sempre chove, a gente planta e dá, então a esperança é que esse ano a colheita seja boa”, comentou o agricultor.
Em uma área de cerca de 12 hectares, o agricultor planta milho, feijão, batata-doce, fava, batatinha, verduras e frutas variadas que servem tanto para o consumo familiar, quanto para a revenda no comércio local. “Agricultor tem que plantar de tudo, porque é daqui que a gente tira nosso sustento, do jeito que dá. Ano passado a colheita não foi tão boa, mas deu pra manter as necessidades de casa”, contou.
Terra molhada, plantação germinando e presságio de boa safra. A expectativa do Dia de São José também é compartilhada por Dona Lourdes Gonçalo, que tem um pequeno cultivo familiar de feijão e milho na zona rural de Juazeirinho. Devota ao santo, padroeiro da cidade, a agricultora espera ansiosa e confiante a vinda da chuva. “O dia de São José é uma data especial para mim, tenho muita fé e com certeza a chuva vai vir, pra molhar a terra não só hoje, mas os outros dias também. O tempo tá difícil, mas Deus não vai nos desamparar”, frisou.
Para o padre da Paróquia de São José, bairro do José Pinheiro, em Campina Grande, Dagnaldo Alexandre, essa crença católica representa a esperança e a fé dos agricultores. Eles atribuem as chuvas que acontecem nessa semana a uma bênção vinda dos céus. “O povo criou essa associação entre as chuvas e a intercessão de São José. Elas são vistas como um milagre do padroeiro da família e dos trabalhadores, e isso simboliza a fartura”, esclareceu.
ESPECIALISTA DIZ QUE É COMUM PRECIPITAÇÕES NESSE PERÍODO
A crença popular de esperar por chuvas na semana em que se comemora o Dia de São José não é infundada, segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Carmem Becker. Ela afirma que nessa época do ano é comum que haja precipitações, mas a razão para isso acontecer se deve a um fenômeno metrológico chamado de zonas convergentes intertropicais.
“Esse fenômeno apresenta maior atuação entre fevereiro e maio. Historicamente em março ele está mais próximo da Paraíba e se isso não ocorrer, o inverno realmente está comprometido”, explicou. A previsão da Aesa é que hoje ocorram chuvas isoladas durante o dia no Litoral, Brejo e Agreste paraibano e chuvas isoladas no Sertão e Alto Sertão durante a noite.
Comentários