icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cresce o número de mortes por câncer de pulmão na Paraíba

Em 2015, já foram registrados 27 óbitos, sendo 8 apenas na capital. Na maioria dos casos registrados, o fator que causou a doença foi o hábito de fumar cigarros.

Publicado em 12/03/2015 às 20:36

O tabagismo é tido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Só este ano, na Paraíba, já foram registrados 27 óbitos por câncer de pulmão, sendo 8 apenas na capital. Em 2014, foram 386 mortes pelo menos problema no estado e 158 em João Pessoa. Levantamento de anos anteriores mostram que este número só vem crescendo. Em 2013, foram 354 mortes no estado e 123 na capital; em 2012, 333 no estado e 119 em João Pessoa. Em 2011, foram 273 no estado e 112 na capital.

Na maioria dos casos, o fator que causou o câncer no pulmão foi o hábito de fumar cigarros. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, 11,5% da população paraibana é dependente de nicotina. São 453.546 fumantes no estado e 89.784 fumantes em João Pessoa.

Em uma tentativa de conscientizar a população para diminuir estes números, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover neste sábado (14), das 7h30 às 11h, no Busto de Tamandaré, atividades em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Fumo, instituído no calendário oficial do estado através da Lei nº 8.356 de 19/10/2007. A data é comemorada em 15 de março.

Entre as atividades oferecidas neste sábado à população estão: testes de espirometria (mede a função pulmonar); fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono); exposição de peças anatômicas (pulmão); atividades físicas, escultura na areia e panfletagem.

Em comparação as atividades promovidas pelo poder público em anos anteriores, as novidades para este ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador).

Além das atividades realizadas no sábado, pessoas viciadas em nicotina podem buscar apoio para largar o hábito de fumar em Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e Centros de Saúde. Na Paraíba, existem 196 municípios com adesão ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo que oferecem ajuda para tabagistas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp