VIDA URBANA
Crianças dão lição de cidadania no trânsito
Projetos adotam práticas lúdicas para incentivar motoristas conscientes no futuro.
Publicado em 26/08/2012 às 8:20
Um pequeno deslize pode acabar em tragédia ao volante. A imprudência, sinônimo de falta de educação no trânsito ainda é o que leva a consequências drásticas nas estradas de todo o Brasil. Na Paraíba, projetos que ensinam o motorista ou o futuro condutor a obedecer as regras do Código Nacional de Trânsito ganham adeptos e são as crianças que estão dando uma lição de cidadania. Serão elas os futuros homens e mulheres na direção e, por isso, os órgãos fiscalizadores se mobilizam com o intuito de transformar e conscientizar esses pequenos cidadãos.
A estudante do 3º ano do Ensino Fundamental Denise da Silva, de 10 anos, recebeu os primeiros ensinamentos sobre as normas do trânsito brasileiro e foi através da escola que ela abriu sua mente para um mundo até então diferente. A menina é aluna da Escola Municipal Dr. Heleno Henriques, localizada no bairro da Palmeira, em Campina Grande. É lá que 203 alunos, entre 5 e 12 anos, estão recebendo aulas diferenciadas através do Projeto “Uma semana transitando com você”, da 3ª Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran).
O projeto está sendo articulado desde 2008, através da Divisão de Educação de Trânsito, sob responsabilidade do subtenente Paulo Roberto de Lima. Segundo ele, durante os quatro anos de funcionamento foram 35 escolas e mais 15 instituições atendidas, totalizando 15 mil alunos beneficiados através da ação. “Esse projeto é desenvolvido de uma forma lúdica em que as crianças aprendem brincando as temáticas de educação para o trânsito”, contou o subtenente.
De acordo com ele, a metodologia é desenvolvida em escolas públicas e privadas e, além das crianças, adolescentes e adultos também aprendem mais sobre o tema “Trânsito e Cidadania”.
Com o microfone nas mãos, o coordenador do projeto inicia a brincadeira, utilizando-se de mecanismos como os fantoches, gincanas, música, além de outras possibilidades, que são capazes de atrair a atenção da “garotada” e trabalhar o aprendizado dos alunos. Ele explicou que o projeto realizado beneficia os alunos a como se comportarem desde cedo e refletirem que trânsito é mobilidade humana. “Estamos formando cidadãos conscientes e, principalmente, multiplicadores na educação para o trânsito. Não há resposta mais gratificante e positiva quando as crianças que participam desse projeto recebem o certificado 'amiguinho do trânsito', depois de participarem do projeto”, disse.
Além da escola, o esquema também realiza a “blitz educativa”, onde elas se sentem verdadeiros guardas de trânsito mirins ao fiscalizar, junto a CPTran, os veículos. Para Denise, mais que uma brincadeira, o projeto é um incentivo para que ela se torne uma boa motorista no futuro. “Estou feliz por ter participado.
Quando saio na rua fico muito preocupada com o trânsito e tenho medo”, contou.
Comentários