VIDA URBANA
Crianças também têm transtorno de estresse
TEPT atinge desde crianças a pessoas idosas.
Publicado em 31/08/2014 às 8:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 15:47
O TEPT atinge desde crianças a pessoas idosas. Entre as crianças basta que elas tenham vivido ou testemunhado eventos que colocaram em risco a sua própria vida, integridade física, psicológica, de si ou de outros. No ambiente familiar, o problema pode ser desencadeado, segundo a psicóloga Rafaela Ferreira, por agressões físicas e psicológicas, abuso sexual, ou após presenciar acidentes e ameaças à sua vida ou a de alguém próximo. Mas nem todas vão, obrigatoriamente, ter o transtorno.
As respostas aos eventos traumáticos em crianças podem vir como comportamento desorganizado e agitado. “Elas revivem a situação através de sonhos com monstros, salvando a si próprios ou outra pessoa. Também é comum que ela encene a situação traumática ou se queixe de dores de cabeça e estômago”, declarou.
Geralmente quando as pessoas apresentam os sintomas do transtorno procuram um psiquiatra, pois desejam um medicamento para isso. A partir desse contato inicial é feito o encaminhamento para a psicoterapia. “Os mais resistentes a medicamentos é que tomam como primeira opção o psicólogo, o qual precisa avaliar a necessidade de encaminhar para o psiquiatra”, declarou Rafaela Ferreira.
Comentários