VIDA URBANA
Curso de pintura no Caps
Alunos do curso também contam com o apoio de psicólogos e assistentes sociais; curso é voltado para pacientes com deficiência mental.
Publicado em 15/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:56
Os usuários que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Bayeux estão tendo a oportunidade de realizar um curso de pintura em parede voltado especificamente para portadores de deficiência mental. A ação é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) de Bayeux com a prefeitura do município, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social.
Um dos diferenciais da formação é a atenção especial dedicada aos alunos, que contam com o auxílio de psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados, como o professor Germano Lins. “Procuro tratar os alunos com igualdade e dar todo o cuidado e carinho que eles precisam. O resultado tem sido muito gratificante”, revela o professor.
Segundo a diretora do Caps, Mônica Fonseca, atividades do tipo servem como uma forma de diminuir o preconceito sobre os portadores de deficiência mental e inseri-los no mercado de trabalho. “Eles ainda são vistos como incapazes e isso vale para mostrar que eles podem desempenhar variadas funções, apesar das limitações. Da mesma maneira, eles também podem aproveitar o conhecimento em casa, como uma forma de ocupação”, afirma.
Conforme Mônica, outros cursos que se adaptam à realidade dos usuários do Caps estão sendo desenvolvidos. “Pretendemos realizar um curso de hidráulica e, se for o caso, estender o curso de pintura em parede, mas ainda não existe nada confirmado”, conta. O Caps de Bayeux fica localizado na rua Plácido de Oliveira Lima, sem número, no bairro de Imaculada.
Comentários