VIDA URBANA
Cursos transferidos na UEPB
Em fase conclusão, prédio da Central de Aulas irá abrigar nove cursos, dois centros de ensino e cerca de quatro mil alunos.
Publicado em 08/02/2012 às 6:30
O ano letivo 2012 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que será iniciado em 5 de março, vai começar com a transferência de cerca de quatro mil alunos para o campus de Bodocongó, em Campina Grande.
Nove cursos e dois centros de ensino que funcionam no Centro, no Catolé e no Alto Branco serão unificados no prédio da Central de Aulas da UEPB, que está em fase final de construção. “Todos os esforços estão sendo feitos para que o prédio seja entregue na primeira semana de março. Se isso não for possível, seguramente, no início de abril tudo estará pronto, pois esse é o prazo máximo”, garantiu a reitora Marlene Alves.
Além da transferência desses cursos, a UEPB também abrigará, na Central de Aulas, os cursos de ensino à distância e os de pós-graduação. A economia no pagamento de aluguel de prédios, como o do antigo Cepuc e da Gráfica Universitária, que deverá ser instalada em um dos prédios próprios desocupados, será da ordem de R$ 450 mil, segundo informou a reitora.
“O maior benefício não é o financeiro, mas a integração que a Central de Aulas vai propiciar aos alunos, que terão mais facilidade de se comunicar com estudantes de diferentes áreas e com a própria administração da UEPB e as pró-reitorias, que estarão funcionando em um só local”, destacou Marlene Alves.
Ela disse que a integração entre os cursos sempre foi um sonho da universidade, por isso considera que o projeto é um dos marcos do seu reitorado.
O professor Orlando Ângelo, chefe do Departamento de Comunicação Social, que funciona desde sua criação no bairro São José, disse que para que o curso de Comunicação Social seja transferido para o novo prédio, a UEPB está garantindo espaço para o funcionamento dos laboratórios multimídias, de televisão e de rádio. “O curso de comunicação tem esse diferencial, por contar com vários laboratórios. O curso não pode funcionar somente om salas de aula”, explicou. A Central de Aulas terá 186 salas de aula, baterias de banheiros em todos os pavimentos, centro de vivência com mais de 3 mil metros quadrados, cantinas e depósito de material de limpeza.
Comentários