VIDA URBANA
Curtindo o Carnaval? Veja dicas de alimentação para se manter saudável e com energia na folia
Alimentação leve e hidratação são essenciais para manter saúde do corpo, explica nutricionista.
Publicado em 11/02/2018 às 14:00 | Atualizado em 12/02/2018 às 17:12
A folia do Carnaval está rolando, mas para aproveitar o período inteiro com energia e disposição é necessário alguns cuidados nutricionais. Qualquer descuido com a alimentação pode interromper a festa ou gerar consequências desagradáveis para quem está curtindo o período.
A nutricionista, Aline Rodrigues, orienta que a alimentação deve ser equilibrada pelos foliões durante o período, incluindo, o cuidado de hidratação com o corpo. “É o tipo de festa que as pessoas se divertem e bebem bastante, ou seja, isso pode gerar reações desagradáveis para o organismo. É preciso atenção no cuidado alimentar para evitar problemas, observando também, a necessidade de hidratação”, comentou.
Refeições leves
Fazer refeições leves pode ajudar na manutenção da energia do corpo e evitar problemas digestivos. “A orientação é que os foliões se alimentem antes de ingerir bebidas alcoólicas, uma vez que beber com o estomago vazio deixa o organismo mais frágil para os efeitos do álcool. Essa alimentação deve ser feita de forma leve, a exemplo do consumo de frutas ou verduras. É uma boa opção e ajuda a desintoxicar o organismo. O mesmo vale para o período depois da festa. O essencial é evitar comidas gordurosas e buscar sempre o equilíbrio entre uma refeição e outra”, explicou Aline Rodrigues.
Hidratação
Beber água no mesmo período que estiver ingerindo bebidas alcoólicas também ajuda a reduzir os efeitos do álcool no organismo. “Reduzir os efeitos do álcool no organismo tem uma função essencial para preservar a disposição do corpo, isso porque alguns sintomas podem afetar o funcionamento dos nossos órgãos, principalmente o fígado. Uma outra opção é beber água de coco, ela é rica em sódio e potássio, o que vai ajudar na reposição desses eletrólitos causados pela transpiração excessiva”, disse a nutricionista.
Lanche na folia
O cuidado alimentar deve permanecer também nos locais de festa, observando os alimentos para consumo. “Algumas pessoas preferem levar lanches, no sentido de evitar qualquer risco de consumir alimentos estragados. Na folia não dá para saber como o alimento foi preparado, se ele passou por procedimentos de higienização e até mesmo se está guardado em temperatura adequada. Essa dica vale também para quem deseja passar o carnaval na praia. Se a opção for por comprar alimentos na festa, vale a recomendação de observar antes o local e se o produto está bom para consumo”, concluiu Aline Rodrigues.
Comentários