VIDA URBANA
Deatur registra mais de 100 ocorrências no mês de janeiro
Entre os registros está o extravio de documentos e objetos, como celulares e bolsas dos turistas.
Publicado em 03/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:59
A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), em João Pessoa, registrou 104 ocorrências no mês de janeiro deste ano. Entre os registros está o extravio de documentos e objetos, como celulares e bolsas dos turistas. Os dados também são de roubos. Segundo o delegado titular da Deatur, Francisco Azevedo, o balanço é positivo porque poucas ocorrências envolveram violência.
“As ocorrências mais comuns foram perda de documento, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”, contou. “A grande maioria foi de extravio. O turista mesmo reconhece que o objeto saiu da responsabilidade dele pela própria falta de supervisão. Ele mesmo deu causa do ocorrido”, explicou Azevedo. Ele disse que nesses casos a delegacia não abre inquérito para fazer apuração. Os registros são relativos à orla de João Pessoa e também do Litoral Sul do Estado.
Azevedo acrescentou que a Deatur ainda não tem dados discriminados informando a quantidade de roubos em janeiro. “Esses números precisos são um trabalho que o escrivão ainda vai fazer. Mas foi um mês de baixíssima violência quanto ao turista”, frisou. Ele afirmou que o balanço completo da delegacia deverá sair nesta sexta-feira.
PRISÕES
A Companhia Especializada em Atendimento ao Turista (Ceatur) de João Pessoa realizou 19 prisões em flagrante até o dia 26 de janeiro. De acordo com o comandante da Ceatur, capitão Gleidistone Cavalcanti, dez autuações foram realizadas por roubo e cinco por porte ilegal de arma. Os registros são relativos aos bairros de Tambaú, Cabo Branco e Miramar.
“Além das dez autuações por roubo, três dos cinco que foram presos por porte ilegal de arma também foram autuados por roubo”, acrescentou o comandante da Ceatur. Nas estatísticas do órgão, houve também um furto e duas pessoas presas por tráfico de drogas. De acordo com o comandante, três veículos roubados foram recuperados e devolvidos aos proprietários através da delegacia.
Das ocorrências registradas pela Ceatur, nove foram realizadas através de solicitação pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e dez foram por iniciativa da própria guarnição, informou o comandante. Ele disse ainda que a Ceatur não recebeu nenhuma ocorrência na área do Farol do Cabo Branco, no bairro do Cabo Branco.
Comentários