VIDA URBANA
Defesa Civil de João Pessoa inicia plano de prevenção
Das 32 áreas da capital, a ação foi iniciada nas comunidades Saturnino de Brito, Renascer e Santa Emília de Rodat.
Publicado em 20/12/2011 às 8:00
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa (Comdec) começou a executar, ontem, o plano de contingência para a prevenção de chuvas na cidade. Das 32 áreas da capital, a ação foi iniciada nas comunidades Saturnino de Brito, Renascer e Santa Emília de Rodat. Representantes de 13 órgãos que integram a equipe já definiram alguns pontos críticos nas comunidades, com risco de desabamento, e já foi levantada a hipótese de retirada de famílias. Os participantes vão elaborar um relatório técnico para definir as ações prioritárias.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, já foi verificado o risco de desabamento de algumas casas que ficam no sopé da barreira da comunidade Saturnino de Brito. “O lixo nas encostas faz com que a água fique acumulada e desça com mais força sobre as casas, causando riscos de desabamento, além dos riscos de causar doenças na população”, afirmou ele.
Para Francisco Noé Estrela, o depósito de lixo pela própria população é um dos principais problemas nessas localidades.
Ele diz que vai entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para ver a possibilidade de retirada de algumas famílias e a inclusão no programa de auxílio-moradia.
Segundo o diretor do Departamento de Varrição e Coleta (Devar) da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), José Antônio de Araújo, a coleta é feita regularmente, embora não resolva o problema na comunidade Saturnino de Brito.
“Vamos fazer uma campanha educativa em todas as comunidades porque o empenho da população em não jogar lixo na rua é essencial para que o plano de prevenção aos danos das chuvas funcione”, disse José Antônio. No início da manhã, uma equipe de 20 agentes da começou a retirada de lixo das encostas das comunidades.
A Energisa também esteve presente na ação.
Comentários