icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Defesa Civil descarta riscos em abertura da comporta de Acauã

Abertura da comporta e da válvula de dispersão da Barragem de Acauã não acarreta em nenhum risco para as populações ribeirinhas.

Publicado em 15/05/2009 às 17:15

Da Redação
Com informações da Secom-PB

A abertura da comporta e da válvula de dispersão da Barragem de Acauã não acarreta em nenhum risco para as populações ribeirinhas. A garantia foi dada pelos engenheiros da Defesa Civil Estadual, Robério de Paiva Ribeiro e Olinto José Paulo Neto, que acompanharam o procedimento na manhã desta sexta-feira (15), ao lado de técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

A liberação da água do reservatório ocorreu por volta das 9h30, sob o olhar atento de vários curiosos. Naquele momento, a lâmina do sangradouro apresentava 65 centímetros de altura e, pouco mais de uma hora depois já alcançava 67 centímetros. “Isso é normal e dentro do esperado”, explicou Robério Paiva.

O volume do rio Paraíba começou a aumentar com a abertura da comporta. A Defesa Civil comunicou às prefeituras dos municípios no curso do rio, pedindo que alertassem as populações ribeirinhas sobre o fato, embora a vazão não acarretasse maiores problemas.

A Barragem de Acauã está sangrando desde o final da tarde da quarta-feira (13). O manancial armazena normalmente cerca de 250 milhões metros cúbicos de água em 46 metros de profundidade. “O fechamento da comporta será decidido pela AESA”, disse o engenheiro Olinto Neto.

O rio Paraíba banha as cidades de Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Bayeux e algumas comunidades de João Pessoa localizadas nos bairros do Alto do Mateus e Ilha do Bispo. Moradores dessas localidades e as defesas civis municipais já foram alertados.

A AESA e a Defesa Civil Estadual estão monitorando 122 açudes gerenciados pelo Governo do Estado e as precipitações pluviométricas nessas localidades. O coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil, disse que os açudes estão sangrando dentro do esperado.

Renovação da água

A presidente da AESA, Cybelle Frazão, informou que o objetivo da abertura da comporta é também aproveitar o período de chuvas para promover a renovação da água acumulada no porão do reservatório.

Ainda segundo ela, o procedimento auxilia a saída do volume de água armazenado na barragem e que tem aumentado devido às chuvas e ao aporte hídrico proveniente das sangrias do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). “Normalmente, quando o reservatório atinge capacidade máxima, o excesso começa a ser expelido através do sangrador e em seguida pelas comportas”, justificou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp