icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Defesa Civil intensifica ações de prevenção em barreiras

Técnicos da Defesa Civil de João Pessoa e integrantes da Guarda Municipal farão ação de prevenção de deslizamentos na comunidade da Citex, no Ernesto Geisel.

Publicado em 09/06/2009 às 11:12

Da Redação
com informações da Secom/JP

Técnicos da Defesa Civil de João Pessoa e integrantes da Guarda Municipal estarão, nesta terça-feira (9), na comunidade da Citex, no bairro do Ernesto Geisel, dando continuidade ao trabalho na barreira que circunda o local. A primeira etapa do serviço foi iniciada ontem (8), quando a equipe fez a limpeza da barreira.

De acordo com o sargento Lima Tavares, da Guarda Municipal, a ação irá retirar a vegetação superficial que cobre parte do terreno. “Este é um trabalho de proteção e prevenção. Ele está sendo feito em apenas um lado do terreno, onde a vegetação é praticamente de plantas trepadeiras, que não ajudam a sustentar o barro, pelo contrário: fazem peso e, quando chove, há deslizamento de terra. Também é necessária essa limpeza para evitar que a lona, que será posta no local, seja rasgada pela vegetação e, assim, comprometer todo o nosso planejamento”, explicou o sargento.

Neste trabalho, a equipe da Prefeitura de João Pessoa utilizou o rapel para descer a barreira, já que o local tem vários metros de altura e é de difícil acesso. A segunda etapa da ação será a colocação da lona que cobrirá toda a área com risco de deslizamento. Assim, o encharcamento do solo pela àgua da chuva será evitado. Este serviço será realizado em dois pontos onde houve pequeno deslizamento de terra no fim de semana passado, provocado pela forte precipitação registrada na madrugada do sábado para o domingo.

Para evitar acidentes e proteger os moradores, duas casas na comunidade localizadas bem próximas a barreira foram interditadas. Um muro e o beco de uma residência, que fica no alto do terreno, também estão comprometidos e, de acordo com a Defesa Civil, devem ser demolidos ainda esta semana.

Ações semelhantes de prevenção de acidente no período chuvoso já foram realizadas em comunidades como São Rafael (no Miramar), Santa Bárbara (no Valentina de Figueiredo), nos bairros do Róger, 13 de maio, e outros. A Defesa Civil Municipal disponibiliza o telefone 0800 285 9020 para a população.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp