VIDA URBANA
Defesa Civil Nacional treina coordenadores para período de chuvas
Oficina do Plano de Ação para o Período das Chuvas está em ação até esta quarta-feira (4), em João Pessoa.
Publicado em 03/04/2012 às 16:33
A Oficina do Plano de Ação para o Período das Chuvas está em ação até esta quarta-feira (4), em João Pessoa. A ação é desenvolvida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração e tem intuito de treinar coordenadores da Defesa Civil de onze municípios paraibanos.
A ação que teve início na última segunda-feira (2), é apenas uma parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres e aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).
Os técnicos da Secretaria Nacional em parceria com as coordenações de Defesa Civil dos municípios, estão usando a oficina para elaborar o Plano Municipal de Contingência (Plamcon), visando elaborar ações de socorro em caso de inundações ou deslizamentos. O documento é uma lista de procedimentos que devem ser adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, baseados nas informações e dados recolhidos das áreas de risco de cada cidade.
O chefe da Divisão de Reconhecimento da Defesa Civil Nacional, Werneck Carvalho, o plano de ação para o período chuvoso compreende a oficina de planejamento de contingência, o mapeamento de riscos e a implantação do Sistema de Monitoramento de Desastres. Ele afirmou ainda que “essas ações são voltadas para a redução dos danos e prejuízos decorrentes de desastres em municípios prioritários, que são suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações”.
Os municípios que participam da oficina são João Pessoa. Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Mulungú, Natuba, Salgado de São Félix e Pilar. Werneck Carvalho informou que o treinamento irá chegar a 56 cidades nordestinas até o final do mês.
Comentários