VIDA URBANA
Deficientes visuais de todo estado sofrem com falta de políticas públicas
Acessibilidade e dificuldade para entrar no mercado de trabalho são principais problemas vividos por deficientes visuais.
Publicado em 13/12/2011 às 6:30
Dificuldades para inclusão no mercado de trabalho, educação de qualidade, calçadas quebradas e sem acessibilidade ainda são as principais dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais em João Pessoa. Para o presidente da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Francisco Izidoro, a falta de piso tátil ou em alto relevo em prédios e espaços públicos impedem o acesso da pessoa com deficiência àquela área.
“Além disso, em muitos locais é possível encontrar obstáculos como carros estacionados em cima das calçadas, postes, árvores que prejudicam a passagem de um deficiente visual e que podem causar acidentes”, disse, acrescentando que a falta de investimento na educação para o deficiente prejudica a inclusão no mercado de trabalho. Já a presidente do Instituto dos Cegos em João Pessoa, Suzy Belarmino, acredita que a solução está em o governo investir em locais dedicados a pessoa com deficiência e não em várias escolas.
Comentários