icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Delegacia fecha por falta de efetivo

1º Delegacia Distrital de Cruz das Armas, que era uma das plantonistas, deixou de atender a população após o horário comercial.

Publicado em 04/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17

Desde a última segunda-feira, o número de delegacias que funcionam em regime de plantão, com atendimento durante todo o período noturno e nos finais de semana, na Região Metropolitana de João Pessoa, reduziu de cinco para quatro. O motivo é que a 1º Delegacia Distrital (DD), localizada no bairro de Cruz das Armas, na capital, que era uma das delegacias plantonistas, deixou de atender a população após o horário comercial, já que está ficando aberta até as 18h.

Um cartaz na porta da delegacia informa sobre o horário de funcionamento e orienta a população que as ocorrências da área de abrangência a 1ª DD, após as 18h, aos sábados, domingos e feriados, devem ser encaminhadas para a 12ª DD, que funciona no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), no bairro de Manaíra.

O baixo efetivo na Polícia Civil para cumprir a escala foi apontado pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, como principal motivo para o fim de regime de plantão na delegacia de Cruz das Armas.

“A Polícia Civil está atravessando uma fase difícil com relação ao efetivo. Todo mês, essas delegacias que abriam à noite, principalmente a que fechou, funcionavam em regime de plantão, ou seja, é preciso dar folga aos policiais. Acontece que com a chegada do fim do ano, a demanda vai aumentando e a polícia não consegue fechar essa escala, sem fechar alguma delegacia”, reconheceu.

Conforme o secretário, essa é uma situação é temporária que será solucionada com a contratação de novos policiais.

Já o presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol), Sandro Bezerra, além de reforçar que a Paraíba possui um déficit de mais de 7 mil policiais civis, atribuiu a situação de fechamento de delegacias como falha do governo.

“Essa é apenas uma das primeiras delegacias que serão fechadas para o atendimento à população. Porque, infelizmente, apesar de termos um concurso em andamento, com profissionais formados pela academia, o governo do Estado insiste em deixar o índice de criminalidade aumentar e não contrata efetivamente policiais”, declarou.

PLANTÕES

O Delegado Geral de Polícia Civil Carlos Alberto Ferreira da Silva, considerando a escassez do efetivo policial civil, entre outros quesitos, publicou ontem no Diário Oficial do Estado (DOE) a portaria nº 634/2013/Seds que fixa os polos de plantão em dez unidades policiais de João Pessoa e Região Metropolitana.

Na capital, segue em regime de plantão a 9ª DD, em Mangabeira, 12ª DD, no Disp de Manaíra, além das delegacias especializadas da Infância e Juventude, de Atendimento à Mulher e de Crimes Contra a Pessoa. Já na Região Metropolitana de João Pessoa, as delegacias de Santa Rita (6ª DD) e Cabedelo (7ª DD), Delegacia de Sapé, do Condo e de Mamanguape também devem funcionar durante toda a noite. A portaria está em vigor desde ontem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp