VIDA URBANA
Delegados acatam propostas do Governo e encerram greve
Após dez meses em greve, categoria negociou com o Governo do Estado modificações na Lei Orgânica da Polícia Civil e aumento salarial de 5% a partir de dezembro de 2010.
Publicado em 20/01/2010 às 11:53
Karoline Zilah
Os delegados da Polícia Civil decidiram, na noite da terça-feira (19), encerrar a greve que já durava mais de 10 meses e que foi suspensa no dia 1º de dezembro do ano passado, depois que a Justiça decretou a ilegalidade do movimento paredista.
"A categoria resolveu finalizar a greve devido aos avanços conquistados na Lei Orgânica da Polícia Civil, mas no que diz respeito aos salários, não houve mudanças e permaneceu apenas o aumento de 5% a partir de dezembro", comentou Steferson Nogueira, vice-presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil (Adepdel).
A assembleia que determinou o fim definitivo da greve aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Campina Grande, na presença de participantes da Adepdel.
Na reunião, os delegados analisaram e votaram as propostas apresentadas pelo Governo do Estado durante audiência ocorrida na última segunda-feira (18) com o secretário de Administração, Antônio Fernandes, de Segurança Pública, Gustavo Gominho, e a deputada Nadja Palitot (PSL).
Entre as reivindicações, os delegados queriam aumento salarial, progressão de classe e garantia de paridade. A deputada Nadja Palitot informou que foi criada uma comissão permanente com a finalidade de acompanhar os investimentos nas melhorias na Segurança Pública da Paraíba.
Veja o que ficou negociado entre os delegados e o Estado:
1. Subsídios para dezembro de 2010;
2. Percentual de aumento 5% para dezembro de 2010;
3. Plantão remunerado por 24h com valor calculado em 1/30 avos do seu salário;
4. Progressão funcional – Gominho encarregou equipe para resolver em 1 mês;
5. Gratificação para cursos – Diretor Geral da Academia de Ensino encarregado;
6. Percentual entre as classes – 10%;
7. Substituição por mais de duas delegacias, remunerado, em estudo;
8. Elevação da Gratificação de exercício, dos adjuntos, municipais e titulares de distritais para R$ 600,00, em conseqüência dos titulares de distritais, especializadas, delegados regionais;
9. Adicional Noturno – NEGADO. O secretário Antônio Fernandes, exibiu decisão judicial contrária, inclusive impetrada por uma perita da Paraíba. Caso a categoria apresente fundamentações jurídicas para o adicional, a situação pode ser revertida.
Comentários