VIDA URBANA
Dengue tipo 4 chega a 3 regiões e Paraíba faz alerta
Saúde intensifica ações nas divisas para impedir entrada do sorotipo no Estado.
Publicado em 03/04/2012 às 6:30
A Paraíba está em alerta para evitar que a dengue do tipo 4 (Denv-4) chegue ao Estado. Conforme a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, não há como impedir a entrada do sorotipo no Estado - mas as áreas de divisa estão com ações intensificadas. O sorotipo do tipo 4 já está presente em pelos menos seis estados do Nordeste (Bahia, Piauí, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco), além das regiões Norte e Sudeste.
“Estamos fazendo o monitoramento dos sorotipos (que são quatro) e alertando os municípios de divisa com outros Estados para que intensifiquem as ações de combate ao mosquito e a realização dos exames de sorologia. Até o momento, a Paraíba não teve nenhum caso confirmado da doença”, garantiu Júlia, ao acrescentar que nas cidades com tendência de aumento de casos de dengue o controle vetorial também está sendo reforçado.
Conforme o Ministério da Saúde, embora a dengue Denv-4 não seja mais grave que os outros sorotipos já constatados no país, grande parte da população não tem imunidade contra este primeiro - havendo assim risco de epidemia. Havia 28 anos que o tipo 4 não circulava no país, reaparecendo em 2010. Ainda conforme o MS, quando uma pessoa já foi acometida pela dengue, em um segundo contágio a doença volta mais forte.
Como a patologia não é transmitida de pessoa para pessoa, para quem vai viajar nos próximos dias a recomendação da SES é a mesma para quem fica na Paraíba: não deixar água acumulada.
DENGUE HEMORRÁGICA
Somente nos três primeiros meses deste ano, a Paraíba teve quatro casos confirmados de dengue hemorrágica, conforme informou o boletim da 13ª semana epidemiológica SES. No mesmo período foram confirmados 134 casos de dengue, sendo 130 do tipo clássica e quatro com complicações. Os casos notificados somaram 904 ocorrências, com 240 descartados e 526 sob investigação.
Apesar da gravidade da dengue hemorrágica, Júlia Vaz informou que o número de casos está dentro do esperado. Ela não pôde informar a ocorrência da dengue hemorrágica no mesmo período do ano passado. Com relação aos casos totais da doença, nos três primeiros meses de 2011 foram 5.363 casos suspeitos, contra os 904 registrados este ano - uma redução de 83,2%.
Conforme a SES, as gerências de Vigilância em Saúde (Gevs) e de Vigilância Ambiental da SES continuam realizando as visitas técnicas nos 35 municípios que tiveram seus planos de contingência aprovados pelo Ministério da Saúde. As equipes já visitaram as cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena. Nos dias 11, 12 e 13 deste mês serão visitados os municípios de Caturité, Montadas e Livramento, todos integrantes da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS).
Comentários