VIDA URBANA
Desfiles em ruas de JP comemoram 188 anos de independência
São esperadas bandas e fanfarras de escolas públicas e privadas, 15 entidades de classes, Exército, Marinha, Bombeiros e polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.
Publicado em 07/09/2010 às 7:47
Do Jornal da Paraíba
Bandas e fanfarras de 25 escolas públicas e privadas de João Pessoa, além de 15 entidades de classes, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e todas as modalidades das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal desfilam nesta terça-feira (7) pelas ruas do Centro da cidade em comemoração ao 188 anos de Independência do Brasil.
A expectativa é que duas mil pessoas participem do desfile cívico-militar, que começa às 8h e segue até o meio-dia, nas avenidas Ministro José Américo, partindo do cruzamento da Duarte da Silveira com a Getúlio Vargas em direção à Clemente Rosas.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-PB), cada estabelecimento de ensino vai apresentar um tema, através do desfile de mais de mil alunos de cinco escolas estaduais da capital. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daura Santiago Rangel fará a demonstração da temática sobre o ‘Ecossistema’; a Escola Profº Pedro Augusto Caminha (EEPAC) fará homenagem à cidade de João Pessoa; e o Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral (CPDAC) apresentará o tema ‘Educação e Cidadania’.
Os 16 anos do Caic Damásio Franca serão comemorados pela escola durante o evento e o ducandário Pedro Lins Vieira de Melo destacará o tema ‘Brasil – Terra Amada’.
As demais escolas da rede realizam as homenagens ao aniversário da Independência, nos bairros onde estão localizadas, durante a Semana da Pátria, de acordo com um calendário elaborado pela direção de cada uma. A Semana da Pátria foi aberta no dia 1º de setembro com hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e da Independência, na Praça João Pessoa.
Antes do desfile de sete de setembro, haverá a passagem em revista à tropa, pelo governador da Paraíba e pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Guarnição Militar de João Pessoa. O desfile contará com a participação de cerca de mil militares, de diferentes corporações.
Atendimento médico
Para atender a eventuais problemas de saúde ou acidentes dos participantes do desfile e do público que assiste ao evento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai disponibilizar três veículos.
Comentários