VIDA URBANA
Despreparo é a principal causa dos acidentes
Superintendente da Semob diz que realização de blitzen prova que a grande causa dos acidentes é o despreparo dos condutores.
Publicado em 02/12/2012 às 17:10
O titular da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Nilton Pereira, observa que a Semob tem feito as ações de conscientização. No entanto, ele destaca que as mortes no trânsito não serão evitadas apenas com realização das campanhas educativas. Para ele, é preciso intensificar a fiscalização. “Quando se realiza blitz, muitos condutores, principalmente os de moto, são flagrados sem possuir a carteira de habilitação. Isso mostra que o grande causador dos acidentes é mesmo a falta de preparo mesmo dos condutores”, destaca.
De acordo com o superintendente do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Rodrigo Carvalho, muitos condutores alegam que não tiram habilitação devido à falta de condições financeiras, já que os exames e taxas cobradas na concessão do documento chegam a superar os R$ 700.
Por isso, o Governo do Estado criou o Programa de Habilitação Social, que vai beneficiar mil pessoas com a emissão gratuita da carteira. “Esse programa deverá ser mantido para contemplar uma parcela maior da população, justamente para reduzir a quantidade de pessoas não habilitadas nas ruas e, consequentemente, o número de óbitos”, disse.
Comentários