VIDA URBANA
Detentos se rebelam após fuga durante banho de sol
Após iniciar um princípio de rebelião, cinco detentos da Colônia Penal Agrícola de Sousa fogem; três presidiários já foram recapturados.
Publicado em 26/09/2012 às 6:00
Um princípio de rebelião foi ontem controlado pela Polícia Militar após a fuga de cinco detentos na Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano. Três presos foram recapturados até o fechamento desta edição. Segundo a polícia, as fugas ocorreram durante o banho de sol, por volta das 8h40 da manhã de ontem.
A unidade prisional fica localizada no bairro Sorrilândia III. Os detentos teriam utilizado uma rede para servir como corda e escalaram o muro entre duas guaritas. Alguns minutos após as fugas, apenas três detentos foram recapturados nas buscas comandadas por equipes do Choque da Polícia Militar e Grupo Tático Especial da Polícia Civil. Um tumulto foi contido rapidamente pela Polícia Militar impedindo outras fugas, após parte do efetivo de agentes penitenciários sair em diligências para auxiliar na recaptura dos apenados.
Francelino Farias, vulgo 'França de Marizópolis', foi preso em um lixão próximo à Colônia Penal e localizado às margens da BR-230; Francisco Edson de Lucena, conhecido como 'Psirica', detido na mesma área; e Carlos Conceição, o 'Requebra', preso próximo ao campo de aviação de Sousa. Todos foram reconduzidos à Colônia Penal Agrícola e deverão sofrer medidas disciplinares e restrição à progressão de regime.
Continuam foragidos Flávio Fernando da Silva, conhecido como 'Flávio de Diá', e Wellington Alves Fernandes, transferido da Penitenciária PB1, de João Pessoa. As buscas continuaram durante todo o dia de ontem.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), uma sindicância será instaurada para apurar o caso.
(Com informações de George Wagner)
Comentários