VIDA URBANA
Detran lança 'Operação Verão' para coibir abusos no trânsito
Serão empenhados 100 homens que, em parceria com os órgãos municipais de trânsito, realizarão intervenções no trânsito, blitzes e aplicarão testes do bafômetro.
Publicado em 20/11/2014 às 12:22
Com o objetivo de conscientizar para a educação de trânsito bem como intensificar a fiscalização quanto à aplicação da Lei Seca, foi lançada, na manhã de hoje, a Operação Verão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Serão empenhados 100 homens que, em parceria com os órgãos municipais de trânsito, realizarão intervenções no trânsito, blitzes e aplicarão testes do bafômetro, principalmente nas praias do Litoral da Paraíba, a partir de hoje até o fim do carnaval.
A operação terá como foco as cidades do Litoral, conforme o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, por serem as áreas de maior concentração de turistas. Por esse motivo, haverá intensificação das fiscalizações principalmente em horários mais críticos, como as madrugadas. "Também naqueles dias em que sabemos que há maior consumo de bebidas alcoólicas, como sexta, sábado e domingo. Mas ressaltamos que também atuaremos em outros dias e horários", afirmou.
Conforme o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a operação deste verão se diferenciará da do verão passado, pois os agentes de trânsito trabalharão juntamente com uma equipe de teatro. Esta foi contratada pelo órgão com o objetivo de inovar os trabalhos de orientação com atividades lúdicas e intervenções nas ruas, visto que este é o principal foco deste operação: a orientação aliada à fiscalização.
Ao todo serão 20 viaturas somente da lei seca empenhadas durante a operação, que será itinerante. Os 100 agentes que trabalharão na operação verão estarão equipados com 40 etilômetros, número que, conforme o superintendente, aumentará. “Nós estamos adquirindo mais 100 etilômetros, além dos descartáveis que temos. Estamos investindo cada vez mais na nossa estrutura para poder fazer um trabalho de fiscalização cada vez mas amplo”, completou.
Ainda de acordo com o superintendente do Detran, a Lei Seca, criada em 2012, já contabiliza 77.342 testes do etilômetro aplicados, 5.459 pessoas flagradas dirigindo sob o efeito de álcool e 526 presas. Das prisões, 131 foram efetuadas este ano. “Nós percebemos um aumento na aplicação de testes e uma diminuição cada vez maior no número de prisões, o que mostra que há uma conscientização em curso. Nosso principal objetivo com essa operação é que haja uma diminuição nas internações nos hospitais e trabalhar essa conscientização, que pode não ser sentida no primeiro momento, mas será praticada no dia a dia”, acrescentou.
Também a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) esteve presente no lançamento da Operação Verão, que aconteceu no Ponto de Cem Réis. Na ocasião, o superintendente do órgão, Roberto Pinto, revelou o papel da Semob na operação. “Nós entramos junto com os demais órgãos de trânsito com o objetivo de promover um trânsito cada vez mais seguro. Aqui em João Pessoa, especificamente, nós lançamos a campanha 'Eu quero paz no trânsito', também para atuar na promoção dessa cultura de paz no trânsito de João Pessoa”, finalizou.
Comentários