icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Detran promove atividade educativa em Campina Grande

Campanha desenvolvida na Praça da Bandeira pretende conscientizar a população sobre a importância do uso da cadeirinha nos veículos de passeio.

Publicado em 03/09/2010 às 17:05

Da Redação
Com Secom-PB


O Detran está realizando na Paraíba uma Campanha Educativa de Trânsito durante o mês de setembro. Esse trabalho começou em João Pessoa e Campina Grande e vai ser interiorizado de forma gradativa. A explicação é do coronel Fábio Almeida, coordenador de Saúde e Medicina no Trânsito do Detran.

Ele lembrou que desde a última quarta-feira (1) passou a ser obrigatório, em todo o Brasil, o uso da cadeirinha e do assento de elevação para transportar crianças com menos de dez anos, e o motorista que não cumprir a lei poderá ser punido de acordo com o código nacional de trânsito. Nesta sexta-feira (3), o Detran montou um estande na Praça da Bandeira em Campina Grande, onde foi feita uma demonstração prática de como as cadeirinhas devem ser instaladas nos veículos e também sobre o tipo de equipamento adequado para cada faixa de idade.

O coronel Fábio Almeida disse que é preciso entender que a lei está em vigor e que os motoristas estão sujeitos às penalidades da lei se forem flagrados transportando crianças sem a cadeirinha, mas que o Detran tomou a iniciativa de fazer uma campanha educativa. “Nós estabelecemos um calendário para todo o mês de setembro, com uma série de atividades que vão ser desenvolvidas pelas equipes da Divisão de educação no trânsito, Policiamento e Fiscalização e a Coordenação de Saúde do Detran, na Capital e em Campina Grande, mas nós também vamos para outras cidades no interior do Estado”, disse.

Para ilustrar o que representa o uso da cadeirinha, o coronel explicou que, de acordo com uma estatística do Denatran, de cada dez crianças com idade até dez anos mortas em acidentes de trânsito, sete vidas poderiam ter sido poupadas se elas estivessem na cadeirinha. “Na hora do acidente, o peso da criança pode ser multiplicado por dez, isso levando em consideração a velocidade do carro na hora do impacto. Quanto maior a velocidade, maior a força do impacto”, advertiu.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Francisca Leite, disse que a partir de agora as instruções sobre o uso da cadeirinha vão ser permanentes nas atividades educativas do Detran. “Nós trabalhamos em defesa da vida. Assim nós fizemos a campanha 'Paz no trânsito, a gente é que Faz', fazemos um trabalho de advertência sobre o uso do álcool e assim vai ser com a cadeirinha, que agora é um equipamento obrigatório para quem tem criança”, comentou.

A Campanha da cadeirinha vai ser realizada nos finais de semana do mês de setembro, nos shoppings Manaíra e Tambiá, em João Pessoa, e no Boulevard Shopping, em Campina Grande.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp