VIDA URBANA
Detran vai suspender habilitação de 1,1 mil motoristas paraibanos
Condutores ultrapassaram o limite de 20 pontos na CNH no prazo de 12 meses. Notificados têm o prazo de até 30 dias para recorrer.
Publicado em 28/07/2010 às 9:10
Natália Xavier do Jornal da Paraíba
Mais de 1.100 motoristas paraibanos correm o risco de ter o direito de dirigir suspenso nos próximos meses por terem ultrapassado o limite de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no prazo de 12 meses. De acordo com o coordenador do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Carlos Jorge Moura, as correspondências que notificam os motoristas sobre os pontos acumulados nas infrações já começaram a ser entregues.
Após o recebimento da carta, os condutores têm o prazo de até 30 dias para recorrer. O motorista Paulo Sérgio da Silva, de 26 anos, foi uma das pessoas que já recebeu a notificação para a suspensão do direito de dirigir e ontem foi até o Detran-PB para tentar resolver o problema. Segundo Paulo Sérgio, que acumulou 42 pontos na CNH, todas as multas que foram enviadas para ele são anteriores ao dia em que comprou a motocicleta, que foi usada no momento em que as infrações teriam sido cometidas.
“Não fui eu que cometi essas multas. Eu nem tinha comprado a moto ainda. Sou de Sapé e todas as multas foram cometidas em João Pessoa. Não sei nem onde ficam essas ruas em que as multas aconteceram. Por ano eu venho em João Pessoa somente umas duas vezes”, comentou o motorista, que tinha em mãos documentos que provavam que a moto foi comprada em janeiro de 2010 e que as multas foram cometidas nos meses de outubro e novembro de 2009. “Trabalho como motorista e não posso perder o direito de dirigir, se não vai ficar difícil”, comentou.
Segundo Carlos Moura, a maioria dos condutores notificados alega que as multas não foram cometidas por eles, mas a análise de cada justificativa é feita por uma comissão que tem o prazo de até 30 dias para julgar a defesa apresentada. O prazo entre a emissão da carta notificatória e a suspensão do direito de dirigir é de aproximadamente seis meses, pois após o julgamento da comissão o motorista ainda pode entrar com outros recursos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, em toda a Paraíba existem cerca de um milhão de pessoas habilitadas. Entre as infrações em que os motoristas que atingem 20 pontos na CNH são mais reincidentes, conforme Carlos Moura, estão o excesso de velocidade flagrado por radares ou lombadas eletrônicas, o avanço de sinal vermelho e uso do celular.
Comentários