VIDA URBANA
'Dia D' de campanha de vacinação contra pólio e sarampo acontece neste sábado
Devem se vacinar crianças de um até quatro anos de idade.
Publicado em 18/08/2018 às 7:00
Acontece neste sábado(18) o 'Dia D' da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Em João Pessoa e Campina Grande, os postos de saúde estarão funcionando até às 17h. Devem se vacinar crianças entre um e quatro anos de idade. A campanha segue até 31 de agosto .
Na capital, está marcada uma mobilização na Praça da Paz, nos Bancários, a partir das 9h. As vacinas também estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro Municipal de Imunização (CMI) e em mais cinco postos móveis, nos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, Supermercado Atacadão, no bairro do Geisel e; no Supermercado Extra, localizado na Epitácio Pessoa . Esses pontos vão funcionar até às 16h .
Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses da Tríplice Viral, conforme a necessidade encontrada. A campanha também ofertará a vacina que previne contra poliomielite ou paralisia infantil, que também faz parte do calendário de rotina e é recomendada a partir dos dois meses de idade.
O Ministério da Saúde recomenda que toda criança entre doze meses e menores de cinco anos seja vacinada indiscriminadamente com a vacina VOP Tríplice Viral nesse período de campanha de vacinação nacional contra a pólio. “A vacinação da campanha já faz parte do esquema vacinal, mas os novos casos de doenças consideradas erradicadas no país trazem uma campanha com tom de alerta imediato”, esclareceu Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Em Campina Grande
Já em Campina Grande, 90 unidades básicas e centros de saúde de todos os distritos sanitários da cidade vão funcionar das 8h às 17h.
“É fundamental que os pais aproveitem esse dia D de vacinação para imunizar os seus filhos porque a procura ainda está baixa e sabemos da importância dessa proteção para as crianças”, explicou a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.
O dia D vai ser dedicado exclusivamente à vacinação do sarampo e da poliomielite, mas durante os demais dias da campanha os pais também podem atualizar o cartão de vacinação das crianças que não estiverem protegidas com todas as doses que são oferecidas para essa faixa etária, que são as vacinas para catapora, varicela, meningite, entre outras.
Balanço do Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, o público-alvo é formado por 232.889 crianças. Um balanço divulgado no dia 14 de agosto apontava que 26.034 (11,18% ) já tinham sido imunizados contra a poliomielite e 25.423 (10,92%), contra o sarampo.
As doenças
O Sarampo é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.
Já a paralisia infantil ou pólio, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.
Comentários