VIDA URBANA
Dia 'D' de vacinação
Previsão é de que 294 mil crianças sejam imunizadas em todo o Estado; campanha nacional será lançada neste sábado (24).
Publicado em 24/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:20
O lançamento estadual da campanha nacional para atualização das cadernetas de vacinação para as crianças menores de 5 anos de idade será hoje, a partir das 8h30, na praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande. Em João Pessoa, a abertura será na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrando Vidas, no bairro João Paulo II, a partir das 9h.
O objetivo da campanha é mobilizar a população para que os pais levem seus filhos aos postos até a próxima sexta-feira. Em toda a Paraíba, a previsão é de que 294 mil crianças sejam imunizadas. Só em Campina Grande, a meta é vacinar cerca 29 mil crianças.
Em toda Paraíba foram mobilizados 6.650 profissionais que atuarão em 2.337 postos de atendimento. Em João Pessoa, cerca de 1.200 mil profissionais trabalharão para a realização da campanha. Na capital, a atualização das vacinas será feita em todas as USFs, e em postos móveis localizados em 13 shoppings e hipermercados. Em Campina Grande, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Saúde e no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata.
Segundo a secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, a campanha vai garantir todas as vacinas do calendário básico infantil, a fim de proteger as crianças de doenças como rubéola, sarampo, caxumba, difteria, tétano, tuberculose, otite, sinusite, amigdalite, coqueluche, hepatite B, meningite meningocócica tipo C e hemófilos, influenza, poliomielite e formas graves de pneumonia.
A diretora municipal de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Eliete Nunes, alertou para que os pais ou responsáveis não deixem de levar o cartão de vacinação. “Somente com a caderneta de vacinação, o profissional de saúde poderá analisar cada caso e identificar as crianças que necessitam atualizar as doses. Colocando o cartão em dia, vamos contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis”, garantiu.
De acordo com o pediatra Cláudio Orestes, a vacina é essencial para mostrar a atenção e o cuidado com as crianças. “A imunização é um atalho criado para prevenir e erradicar algumas doenças, é uma proteção que você está dando a mais. E a gente costuma perceber que os pais mais cuidadosos costumam sempre apresentar o cartão de vacina completo, como uma forma de mostrar zelo”, afirmou.
Ainda conforme ele, a campanha que começa amanhã é de certa forma uma maneira de tentar combater doenças que não tiveram a devida atenção do governo nos últimos anos. “Eu acho que o governo era mais incisivo quanto às vacinas e acredito que a campanha de amanhã venha para resgatar essa diminuição da cobertura vacinal. Se você observar as campanhas anteriores, vai perceber que elas eram apenas para determinadas vacinas. A de amanhã será bem mais ampla, atingindo uma faixa etária bem maior”, analisou.
Eduardo Coelho é pai de Rafael, de 4 anos, e faz questão de sempre se adiantar quando o assunto é a saúde e o bem estar do filho. “A vacina do meu filho é religiosamente em dia e, quando acontecem campanhas, costumamos sempre procurar os postos de vacinação logo. Não custa nada, é simples e o resultado é a satisfação de ver seu filho imunizado”, frisou.
POSTOS MÓVEIS EM JOÃO PESSOA
Bompreço Castro Pinto
Atacadão
Shopping Sul
Carrefour Bancários
Shopping Tambiá
Supermercado Extra
Terminal Rodoviário
Bompreço da Lagoa
Mag Shopping
Manaíra Shopping
Hiper Bompreço
Pão de Açúcar Epitácio
Pão de Açúcar Retão de Manaíra
Comentários