VIDA URBANA
Dia D mobiliza crianças, idosos e gestantes em João Pessoa e Campina
Campanha começou no último dia 4. Expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é imunizar 80% dos paraibanos.
Publicado em 09/05/2015 às 9:44
O sábado foi diferente para a enfermeira Girleide dos Santos, de 31 anos. Isso porque ela decidiu acordar cedo e levar, acompanhada pelo marido, os dois filhos ao Centro Municipal de Imunização, antigo Lactário da Torre, em João Pessoa, para receberem a vacina contra a gripe e participarem do 'Dia D' de vacinação, que acontece em todo o Estado hoje (9).
De acordo com ela, que é mãe dos gêmeos Leonardo e Lisandra, de 3 anos, a imunização traz tranquilidade e segurança. "O quadro de virose está tão grande ultimamente, que precisamos deixá-los imunes, até porque quem é mãe ou pai sabe que criança pega gripe facilmente e é ruim vê-los doentes, com o nariz escorrendo”, afirmou, explicando o motivo para ter escolhido a data.
“É quando temos mais tempo livre, já que durante a semana eles estudam. Vacinando hoje, se eles tiverem alguma reação (alérgica), já ficam em casa”, acrescentou.
A campanha de vacinação contra a gripe começou no último dia 4 e até sexta-feira (8) já havia vacinado 7.414 pessoas na Paraíba. Com o 'Dia D', a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que mais pessoas procurem, das 8h às 17h de hoje, os 1.042 postos fixos e os 740 postos volantes dos 223 municípios paraibanos.
Em João Pessoa, a vacina está disponível em 114 salas e 25 pontos móveis distribuídos em pontos com grande trânsito de pessoas na cidade.
A meta da Secretaria é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas. O público-alvo da campanha é: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.
Em CG, campanha se concentra na Praça da Bandeira
Em Campina Grande, o dia D de mobilização para a vacinação contra a gripe é marcado por uma série de serviços prestados na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, durante toda a manhã deste sábado. Algumas unidades básicas e centros de saúde também abriram as portas para atender a população que não conseguiu se imunizar durante a semana.
Alzira Torres, de 61 anos, ainda não havia se vacinado, mas preocupada com a saúde, ela resolveu procurar o serviço neste sábado. “Eu passei a semana e esqueci da vacina, mas sei que é importante pra saúde, por isso, aproveitei que vim ao Centro hoje, para me vacinar.”
Já para a técnica em enfermagem Vânia Lima, o que dificultou a procura do serviço foi a falta de tempo. “Ainda bem que tem a vacinação no sábado, pois como a semana da gente é muito corrida, às vezes não dá tempo de procurar se cuidar. Mesmo sabendo que tem que fazer”, disse.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, a expectativa é imunizar pelo menos 80% das 87.381 pessoas que se enquadram nos perfis dos grupos da campanha, superando os números do ano passado, quando 68.056 pessoas foram vacinadas na cidade. (Andréia Xavier)
Comentários