VIDA URBANA
Dia Internacional do Consumidor tem série de ações na PB; veja detalhes
Órgãos de defesa do consumidor vão orientar a população. Também vai ser divulgada lista de empresas com mais reclamações.
Publicado em 15/03/2018 às 7:00 | Atualizado em 15/03/2018 às 9:59
Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Para celebrar a data, uma série de eventos de conscientização e orientação para população vão ser realizados na Paraíba. Entre as ações está a divulgação do cadastro de reclamações fundamentadas de 2017, por parte da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-PB) e também pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP)
A lista que traz os nomes das empresas que foram alvo de algum tipo de reclamação no Procon-PB vai ser divulgada durante a manhã em um evento na sede do órgão em João Pessoa. “Aquelas que têm o nome inserido [ no cadastro] ficam nele durante cinco anos. A divulgação é uma oportunidade dos consumidores tomarem conhecimento”, afirmou a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.
Durante a tarde, o Procon-PB realiza uma fiscalização educativa com alunos de uma escola estadual em um supermercado de João Pessoa. E a programação especial ainda vai se estender. Na sexta-feira (16), o órgão realiza uma mobilização de orientação no Ponto de Cem Réis e no final do mês vai promover um mutirão para negociação de dívidas.
Procon-JP
O Procon de João Pessoa vai oferecer assistência jurídica no Parque da Lagoa, com o serviço itinerante, a partir das 8h, para os consumidores que necessitarem de orientação ou mesmo abrir reclamação. O órgão também vai disponibilizar serviços nutricionais e terapêuticos, em parceria com uma faculdade privada, e também corte de cabelo
O 15 de março também é dia da divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon-JP referente ao ano de 2017. "A comemoração do Dia Internacional do Consumidor se estende por todo mês, com todas as atividades de março lembrando a data", afirmou o secretário Helton Renê.
Outra atividade comemorativa do Dia Internacional do Consumidor é uma palestra realizada na noite desta quinta-feira, em uma faculdade privada. "Fizemos questão de inserir em nossa programação as atividades educativas, só que desta vez dirigidas aos estudantes de cursos de Direito de várias faculdades de João Pessoa. É de suma importância a formação na área consumerista dos futuros profissionais da área jurídica. A parceria com as faculdades só tende a render frutos muitos bons e até o final deste mês estaremos em várias faculdades", disse o secretário
Ações da OAB-PB
Também em João Pessoa, a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) promove um evento para orientar a população nesta quinta-feira (15), no Ponto de Cem Réis, das 8h às 11h. Ideia é fazer os consumidores terem conhecimento dos seus direitos em relação a produtos e serviços, e também difundir a importância do advogado nas ações que visam equilibar as relações de consumo.
“Ressaltamos que muitos direitos foram conquistados, mas ainda temos muito para avançar e concretizar o equilíbrio das relações de consumo”, afirmou o presidente da Comissão do Consumidor da OAB-PB, Leandro Carvalho.
Durante as atividades nas tendas, advogados e membros da comissão irão tirar dúvidas sobre a relação consumerista. Na oportunidade serão distribuídos cerca de três mil panfletos com explicações sobre direitos do consumidor.
Programação de Campina Grande
Em Campina Grande, o Procon Municipal está desde a segunda-feira (12) com uma tenda instalada na Praça da Bandeira, Centro da cidade, para atender os consumidores. Vai haver um reforço nesta quinta-feira (15), com atendimento jurídico. Neste processo é possível registrar reclamações, tirar dúvidas e esclarecer outras informações.
"O objetivo da ação é aproximar o público do órgão e mostrar que os serviços disponíveis", afirmou Rivaldo Rodrigues, coordenador do Procon de Campina Grande. O atendimento acontece das 9h às 16h e vai até a sexta-feira (16).
Comentários