VIDA URBANA
Diagnóstico precoce em crianças
Na Paraíba, não há estatísticas oficiais sobre o assunto, mas há estimativas de que 900 crianças nasçam todos os anos com problemas cardíacos no Estado.
Publicado em 18/10/2011 às 8:00
Segundo a presidente da Associação Círculo do Coração, a cardiologista Sandra Mattos, os problemas de coração acometem cerca de 1% dos recém-nascidos no mundo todo. Na Paraíba, não há estatísticas oficiais sobre o assunto, mas há estimativas de que 900 crianças nasçam todos os anos com problemas cardíacos no Estado. Destas, 300 apresentam complicações sérias que podem evoluir a um óbito se não forem resolvidas a tempo.
“Em muitos casos, é preciso uma cirurgia. O diagnóstico é de extrema importância, mas exige capacitação. Quando não vemos o problema, não tratamos. Se não tratamos, perdemos aquela vida que acabou de vir ao mundo”, afirmou Sandra Mattos.
De acordo com a médica, uma equipe formada por 40 médicos e 12 enfermeiros virá de Pernambuco para ministrar os cursos. “Nosso objetivo é detectar a doença ainda no útero da mãe, para poder montar a estrutura necessária da cirurgia já durante o parto.
A diretora do hospital infantil Arlinda Marques, Ana Márcia Fernandes, disse que, por mês, são realizados sete procedimentos no local. “Com a qualificação, pretendemos aumentar esse número. Temos 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, mas vamos criar outros 12”, destacou.
Comentários