icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Diretor do BNB vem à Paraíba participar de premiação e apresentar FNE Sol

Joaquim Alfredo participa nesta quinta (2) da 2ª edição do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa, na capital.

Publicado em 01/06/2016 às 17:49

Nesta quinta-feira (2), o diretor do Banco do Nordeste, Joaquim Alfredo, vem a João Pessoa para a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. Serão entregues três troféus em reconhecimento às empresas que se destacaram por meio de iniciativas inovadoras e melhoria da competitividade, nos setores Indústria, Comércio e Serviços. O evento acontece a partir das 16h, na sede da Superintendência Estadual da Paraíba.

O prêmio tem finalidade de contribuir para ampliar a cobertura do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) a MPEs e estimular as empresas a buscarem crescimento e desenvolvimento no âmbito do desempenho econômico-financeiro, da qualidade da gestão ou de iniciativas inovadoras.

A premiação será realizada em toda a área de atuação do Banco do Nordeste. Serão reconhecidos 30 casos de sucesso, distribuídos entre os nove estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

As empresas foram selecionadas em um universo de mais de 65 mil clientes que contrataram operações de financiamento, com recursos do FNE, de acordo com os seguintes critérios: inovações empregadas no negócio, competitividade, adoção de práticas que visam a redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento.

As informações quantitativas e qualitativas foram analisadas por uma comissão julgadora composta por representantes das entidades parceiras: Federação do Comércio da Paraíba (Fecomercio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e a Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (Femicro).

"Este é o momento em que o Banco do Nordeste mostra ao empresário o quanto a ação empreendedora dele é benéfica ao desenvolvimento da economia do estado, e ao segmento MPE, valorizando-o, que continua a ser o que mais emprega no país, e também por isso não podemos deixar de prestar nosso reconhecimento", afirma o superintendente estadual da Paraíba, Wesley Maciel.

FNE Sol
Após a premiação, Joaquim Alfredo vai aproveitar a visita à Paraíba para apresentar em Campina Grande, na sexta (3), o FNE Sol, uma linha de financiamento à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica. A apresentação será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado Da Paraíba (Fiep) e contará com a presença do industrial Francisco de Assis Benevides Gadelha, presidente da federação.

A nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

O crédito é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas, associações e pessoas físicas. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação. O valor economizado na conta de energia pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento.

A microgeração distribuída de energia elétrica compreende as centrais geradoras que utilizem cogeração qualificada ou fontes renováveis (hidráulica, solar, eólica, biomassa etc.), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras, e cuja potência instalada seja menor ou igual a 75 kW.

Já a minigeração distribuída engloba os mesmos tipos de centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (com exceção da fonte hidráulica, cuja potencia deve ser menor ou igual a 3 MW).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp