VIDA URBANA
Disque Denúncia auxilia na prisão de 122 pessoas na Paraíba este ano
De janeiro a setembro, foram mais de 3.100 ligações para o serviço no Estado; denúncias podem ser feitas através do número 197.
Publicado em 04/11/2014 às 17:01
O Disque Denúncia, instrumento de comunicação com a Polícia disponível a qualquer cidadão, auxiliou na prisão de 122 pessoas entre os meses de janeiro e setembro deste ano. O serviço, oferecido pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), atende pelo número 197 e recebeu mais de 3.100 ligações de 130 cidades paraibanas nesse período.
De acordo com o gerente operacional do serviço, João Batista Micena, dez policiais civis são responsáveis por manter o atendimento, que funciona gratuitamente 24 horas por dia e mantém o anonimato do denunciante. "A maioria dos crimes denunciados é de tráfico e assassinato, o que nos auxilia na apreensão de drogas e armas", disse ele.
Um dos casos desvendados com a ajuda de informações da população através do 197 foi o assassinato do casal Washington Luiz e Lúcia Sant'Ana, em julho deste ano, em Campina Grande. As denúncias recebidas permitiram à polícia prender os envolvidos - o mandante do crime entre eles, o sócio do casal em uma faculdade particular.
Micena reforça que a participação da população é essencial para a resolução dos crimes e que o anonimato é preservado. "O sigilo e o anonimato são garantidos", disse ele. "Não é necessária a identificação e a denúncia é encaminhada em tempo real para a unidade policial responsável pela apuração dos fatos", concluiu.
Comentários