icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Doenças respiratórias

Atividades realizadas por estudantes de Fisioterapia da UEPB chama a atenção para a prevenção das chamadas 'patologias sazonais'.

Publicado em 17/10/2012 às 6:00


Quase um mês após a chegada da primavera, as doenças respiratórias se agravam, principalmente as chamadas patologias típicas desta época do ano como asma, rinite, bronquite e conjuntivite alérgica. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande, 30% dos aproximadamente 8,8 mil atendimentos clínicos realizados este mês estão relacionados com problemas respiratórios.

Segundo o diretor da UPA, o médico Breno Gracioso, nessa época seca aumenta a permanência em ambientes exteriores e a prática de atividades ao ar livre, ocasionando a incidência de alergia e asma. Já nos períodos de chuva, informou Breno, os casos com viroses são os mais comuns. Ele afirmou que a maioria dos pacientes com problemas respiratórios são crianças (geralmente por viroses) e idosos (geralmente por asma).

Para ajudar na prevenção, os professores e estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveram ontem uma atividade com o tema “prevenção das doenças respiratórias”, voltada para pacientes e acompanhantes da clínica escola do curso. Segundo a professora Renata Cavalcanti, a ação teve o objetivo também de incentivar a prática de atividade física e manter uma alimentação saudável.

As atividades que começaram ontem fazem parte das comemorações ao Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro) e prosseguem até amanhã. Ao longo da semana, haverá palestras na instituição e apresentação de projetos de extensão na Praça da Bandeira pela manhã e à tarde, nesta quinta-feira. “Vamos divulgar nossos projetos que estão sendo desenvolvidos juntos com os alunos na clínica escola, que atende diariamente uma média de 150 pessoas”, informou a professora.

A dona de casa Maria José Dutra, 70 anos, participou do evento ontem como acompanhante da irmã que recebe atendimento na clínica escola de Fisioterapia e ficou satisfeita com as informações sobre prevenção das doenças respiratórias. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp