VIDA URBANA
Dois novos casos suspeitos de coronavírus são notificados na Paraíba
Casal voltou com sintomas após retornar de viagem à França.
Publicado em 02/03/2020 às 9:45 | Atualizado em 02/03/2020 às 13:07
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) informou, nesta segunda-feira (2), que dois casos suspeitos para o novo Coronavírus (COVID-19) foram notificados na Paraíba na última sexta-feira (28). O homem, de 43 anos, e uma mulher, de 31 anos, ambos com histórico de viagem à França, apresentaram os sintomas seis dias após retornarem a João Pessoa. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (2).
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o resultado do exame laboratorial deve sair na próxima quarta-feira (5).
Ainsa segundo a SES, o casal buscou atendimento médico por conta própria em hospital privado, o qual contactou a Vigilância Municipal de João Pessoa que realizou coleta para a a realização dos exames.
Após avaliação médica, o casal foi orientado a ficar em isolamento domiciliar por não apresentar sinais clínicos que necessitassem internação. Ambos seguem monitorados pela Vigilância Municipal de João Pessoa e no aguardo dos resultados laboratoriais que foram encaminhados no sábado (29) ao laboratório.
O primeiro caso notificado como suspeito para coronavírus foi descartado na última sexta-feira após resultado de exames laboratoriais apontarem para um resfriado comum. O paciente, um homem de 59 anos, recebeu alta hospital do Clementino Fraga na noite deste domingo (1º). No período em que o caso estava sob investigação, a família do homem foi mantida em quarentena, em casa, como medida de prevenção para evitar a proliferação do vírus.
Atenção
A SES destaca que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Coronavírus, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado. As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do COVID-19 são o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande.
Comentários