VIDA URBANA
Dom Genival abre os trabalhos com reunião do Colégio de Consultores
Encontro vaideve servir para definir posicionamentos e ações na Arquidiocese.
Publicado em 08/07/2016 às 10:09
Uma reunião com o Colégio de Consultores, um grupo de padres que auxilia o Administrador Apostólico no governo da Arquidiocese, vai ser o primeiro compromisso oficial de Dom Genival Saraiva, substituto de Dom Aldo Pagotto, bispo emérito da Paraíba que renunciou ao cargo na quarta-feira (6). O encontro deve servir para definir os primeiros posicionamentos e ações a serem tomadas na Arquidiocese paraibana.
A assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba reitera que Dom Genival Saraiva deve chegar neste final de semana, porém, ainda sem horário específico.
"Dom Genival ainda não chegou, e por isso não temos confirmação de eventos públicos programados até o momento. Celebrações e eventos serão analisados e ainda estão sendo definidos", informou a assessoria.
Da última quarta-feira (6), data que Dom Aldo Pagotto renunciou, até o próximo sábado (9) o Arcebispo paraibano não teria nenhum compromisso marcado na agenda oficial da Arquidicose, portanto, a agenda do clérigo não sofreu alterações.
Conheça Dom Genival Saraiva
Nomeado como Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, em substituição ao arcebispo Dom Aldo Pagotto, Dom Genival Saraiva de França é natural da cidade de Alcantil, ele tem 78 anos e é bispo emérito de Palmares, em Pernambuco. Antes disso, ele ocupou vários cargos na Diocese de Campina Grande e é conhecido pela capacidade de conciliação.
“Como ensina o Concílio Vaticano II, a Igreja é o povo de Deus e a “Diocese é uma porção do povo de Deus confiada a um Bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério”, diz Dom Genival em sua primeira carta aos fiéis paraibanos.
O Administrador Apostólico está no Ceará até esta sexta-feira (8), orientando o retiro espiritual de uma parte do clero do Arquidiocese da Fortaleza. Só depois disso ele vai se apresentar para assumir a nova função.
Dom Genival também foi Presidente do Regional Nordeste 2 da Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o período de 2011 a 2015, e também pertence ao conselho permanente do órgão. Ele ainda é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes) do Estado de Pernambuco.
“Como João Batista, que preparou o povo para acolher Jesus, o Cordeiro de Deus, que já estava no seu meio, chego para ajudar ao povo de Deus da Arquidiocese da Paraíba a preparar o seu coração para a chegada do seu novo Arcebispo Metropolitano”, afirma Dom Genival em carta divulgada na quarta-feira (6), destacando que fica à frente da Arquidiocese temporariamente.
No comunicado, o arcebispo também agradece a Dom Aldo Pagotto pelo trabalho executado na Arquidiocese. “Posso testemunhar-lhe, por experiência, que a renúncia ao governo diocesano não é demérito para nenhum Bispo, por ter completado 75 anos, como no meu caso, ou em razão de enfermidade, como no seu caso. Os Bispos eméritos continuam servindo à Igreja, de muitas maneiras”, afirma.
Comentários