VIDA URBANA
DRE flagra 'mula' com droga de Natal para JP
Garota é moradora do município de Cabedelo, na Região Metropolitana, e havia sido contratada por traficantes para transportar a droga.
Publicado em 25/07/2013 às 6:00
Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa apreenderam em um período de 12 horas, 160 quilos de maconha, oriundos do estado do Rio Grande do Norte. Na ação policial, duas pessoas foram detidas e uma adolescente de 17 anos, que seria a 'mula' do tráfico, apreendida. O esquema criminoso foi descoberto após a apreensão da garota no Terminal Rodoviário de João Pessoa.
A garota é moradora do município de Cabedelo, na Região Metropolitana, e havia sido contratada por traficantes para transportar a droga. Por volta das 22h da última terça-feira a garota foi flagrada com 30 quilos de maconha que eram transportados no porta-malas de um ônibus que havia partido da cidade de Natal/RN. Todo o percurso da adolescente foi monitorado por dois policiais civis que também seguiam no transporte coletivo.
“Ela pegou uma caixa lacrada, que estava com a droga, e voltou à Paraíba em um ônibus interestadual, sendo abordada pela DRE assim que chegou. Na embalagem estavam os 24 tabletes de maconha, equivalentes a 30 quilos do entorpecente, que já verificamos ter um alto índice de THC, substância alucinógena”, revelou o delegado titular da DRE, Állan Murilo Terruel.
A partir do depoimento da adolescente, os policiais descobriram a origem da droga e que o restante estaria armazenado em um depósito, na cidade de Parnamirim, também no Rio Grande do Norte. Cerca de 30 policiais da DRE, com apoio da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) daquele estado e de equipes da 1ª Delegacia Distrital de Parnamirim, chegaram ao local, por volta das 10h de ontem e apreenderam mais 130 quilos de maconha, que supostamente seriam transportados para João Pessoa.
De acordo com Állan Terruel, os traficantes optam por transportar a droga por via terrestre em virtude da fragilidade nas fiscalizações. “E jovem vem trazendo. É a verdadeira mula do tráfico”, destacou Terruel. No depósito em Parnamirim, foram detidas duas pessoas e encontrados uma balança de precisão, além de três veículos, que supostamente seriam utilizados para desmanche.
“Com essa materialidade nós já podemos proceder com a responsabilização de indivíduos que não foram alcançados nesse momento, mas serão posteriormente através de mandados de prisão. Existe o dono da droga, que atuaria como corretor repassando o produto, mas há aqueles que venderiam a droga no varejo. Todos devem ser alcançados pela investigação”, frisou Terruel. A identificação dos suspeitos não foi revelada, bem como a informação se eles seriam transferidos para a Paraíba.
Saiba Mais
Apreensão no Padre Zé
Mais de 1,5 quilo de maconha foi apreendido por policiais da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), na última terça-feira, na comunidade 'Gadanhe', no bairro Padre Zé, na capital. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), durante uma ação na comunidade, os policiais flagraram um adolescente de 16 anos, que fugiu ao perceber a presença da polícia. Após ser alcançado, ele foi revistado, quando então os policiais encontraram a maconha prensada. O garoto e a droga foram encaminhados para a Delegacia da Infância e Juventude da capital.
Comentários