VIDA URBANA
DRF prende dois acusados de assaltos a bancos
Homens foram presos em ocasiões diferentes, mas de acordo com a polícia eles fazem parte da mesma quadrilha de assaltos a bancos.
Publicado em 29/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:26
A Delegacia de Roubos e Furtos apresentou ontem durante entrevista coletiva dois acusados de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a banco na Paraíba. Marco Túlio Cícero Vieira de Souza e Cavalcante, 33 anos; e Irenildo Cassiano Gomes Filho, 23 anos, foram presos em ocasiões diferentes, segundo a polícia, mas faziam parte da mesma quadrilha. De acordo com o superintendente regional da Polícia Civil em Campina Grande, delegado Marcos Paulo, de 2011 até agora a DRF já realizou na cidade mais de 215 prisões de assaltantes de banco.
Na última segunda-feira, o albergado Marco Túlio foi preso no bairro do Catolé, em um carro roubado modelo Astra Sedan na cor azul, de placas KJU-0741 (Recife-PE), portando um bloqueador de celular dentro do veículo (utilizado nas explosões a banco para bloquear os sinais de telefone próximos do local).
Já na manhã da terça-feira, a polícia realizou a prisão de Irenildo Cassiano, próximo à cidade de Alcantil, após um carro furar a barreira policial. “No veículo conduzido por Irenildo, havia o documento do carro roubado por Marco Túlio e foi então que fizemos a ligação entre os dois, contou o delegado.
Conforme Marcos Paulo, Irenildo seria chefe da quadrilha e em julho foi preso acusado de uma explosão a banco, mas teria pago a fiança para responder ao crime em liberdade. Já Marcos Túlio cumpria pena em regime semiaberto, no Presídio do Monte Santo, por roubo. “Ele aproveitava-se do fato de poder sair de dia para praticar assaltos e planejar outros crimes”, disse.
Ainda de acordo com Marcos Paulo, apesar de todas as prisões realizadas pela DRF, os crimes continuam porque existem várias quadrilhas que atuam no mesmo segmento em diversos estados do Nordeste. “Essas quadrilhas trocam informações entre si, compartilham armas, munições, explosivos e veículos.
A pena para o crime de furto qualificado é de um a cinco anos de prisão. Em pouco tempo estes indivíduos estão em liberdade cometendo novos crimes”, comentou.
Com os acusados, além do Astra Sedan, foi apreendido um carro modelo Peugeot e placas NNE 2532 (São Luís – MA), uma pistola ponto 40, um distintivo da Polícia Civil do estado de Pernambuco, pés-de-cabra, dinamites, algemas, placas frias, luvas, capuzes, maconha, crack, lanternas, tesouras rádios comunicadores e munições. “Entramos em contato com a polícia de PE sobre o distintivo encontrado e acreditamos que tenha sido roubado”, finalizou o delegado titular da DRF, Henry Fábio. Marco Túlio e Irenildo foram encaminhados para o Presídio do Serrotão.
CORREIOS
Uma agência dos Correios da cidade de Cubati, localizada no Seridó paraibano também foi assaltada no início da tarde da última quarta-feira. Dois homens armados invadiram o local e trancaram funcionários e clientes no interior da agência. O grupo fugiu levando todo o dinheiro que havia nos caixas, mas o valor não foi informado.
Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu por volta das 14h, quando a agência retornou o expediente após o almoço. A dupla chegou ao local em um veículo Celta de cor vermelha e placas não identificadas. Apesar da presença de clientes, os bandidos só levaram o dinheiro dos caixas. A Polícia Civil pediu as imagens do circuito de câmeras para tentar identificar os acusados.
Comentários