VIDA URBANA
Educação infantil como prioridade
Prefeitura Municipal de João Pessoa entregou seis novos Creis, em dois anos.
Publicado em 14/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 15:56
A vendedora Claudiana Felipe de Souza sabe a importância de estar inserida no mercado de trabalho, com a chance de ajudar com as despesas de casa. Ela é mãe de Letícia Vitória Souza de Paula, de 1 ano e 6 meses, que está matriculada no Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Suellen Oliveira da Silva, localizado no bairro do Cuiá. Ela conta que tinha disposição, mas poucas condições para buscar um emprego. “Graças a essa creche, eu pude voltar a trabalhar”, disse, afirmando saber que lá sua filha estará bem cuidada, alimentada e educada.
Como Claudiana, várias outras mães, durante os dois anos da atual gestão municipal, puderam voltar a trabalhar ou simplesmente ter a certeza de uma boa educação para os filhos, com os avanços nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de Ensino, devido aos investimentos em reformas, ampliações, construções de novas unidades e formação continuada.
Em dois anos, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou seis novos Creis, beneficiando os bairros Colinas do Sul, Cuiá, Geisel, Mumbaba III, Mangabeira II e VII. Nesse período, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a atual gestão também assumiu as 27 creches estaduais.
Para este ano de 2015, o crescimento na Educação Infantil não para. A PMJP fará a entrega de 10 novos Creis nos bairros do Geisel, Vale das Palmeiras, Mumbaba I e II, Bancários, Colibris, Bairro das Indústrias, Mangabeira VIII, Planalto Boa Esperança I e Paratibe.
"A Educação Infantil é encarada como prioridade absoluta pela nossa gestão, por entendermos que investir nas crianças é investir no futuro da nossa cidade", disse o prefeito Luciano Cartaxo, lembrando que, para isso, a estrutura da rede de ensino tem passado por melhorias que incluem, entre outras coisas, climatização e videomonitoramento.
Avanço também no Ensino Fundamental I e II. Serão construídas seis escolas que vão funcionar em tempo integral e serão compostas por dois pavimentos com 10 salas de aula, laboratórios de informática e ciência, biblioteca, banheiros, administração, diretoria, sala de professores e secretaria, incluindo o ginásio de esportes com toda a infraestrutura de vestuários, banheiros e arquibancadas.
CONSTRUÇÃO DE CENTROS É MAIS ÁGIL COM USO DE PVC
Em alguns dos seis novos Creis, um exemplo é o do Colinas do Sul, onde foi usada a técnica de PVC Concretado, dentro de um sistema de Metodologias Inovadoras (MI). A técnica evita desperdício de materiais e mantém o canteiro de obras mais limpo. Outro benefício é o tempo de construção, que passa a ser de seis meses.
No modelo tradicional, de alvenaria, a entrega da obra duraria cerca de um ano e meio. As creches contam em sua infraestrutura com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, salas de aula, sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. As estruturas contam ainda com salas do servidor, de telefonia, elétrica e de multiuso
Robótica – Os dois anos da atual gestão também estão sendo de conquistas e vitórias para os alunos da Rede Municipal de Ensino. “A robótica educacional me ajudou a trabalhar em equipe, a ter mais concentração nas aulas e a mexer com esse negócio de tecnologia que é muito legal”, falou o estudante da Escola Municipal Apolônio Sales, Caio Lucas Felisberto de Lima Gomes.
Caio Lucas fez parte da equipe Apolo que disputou no ano passado a RoboCup 2014 e foi campeão na categoria Super Team. A equipe Apolo também participou no ano passado da Olimpíada Latino-Americana de Robótica, na cidade de São Carlos, e mais uma vez se classificou para o mundial de robótica que este ano será disputado na China.
Quem também vai representar o Brasil na RoboCup 2015 são os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco que conquistaram a segunda colocação na categoria “RoboCupJr Rescue B” (ação resgate) da Olimpíada Latino-Americana de Robótica, onde concorreu com instituições de nível superior.
“A robótica ajudou a desenvolver os conhecimentos do meu filho. Temos que investir na educação dos nossos filhos. E o apoio que a prefeitura de João Pessoa dá é excelente”, agradeceu a agente administrativa Adalgisa Carneiro Peixoto, mãe de Wesley Robson Carneiro de Vasconcelos, 16 anos, aluno da Escola Moema Tinoco.
APROVADOS TOMAM POSSE
Para dar um salto na qualidade do ensino nas escolas municipais a PMJP realizou concurso público com 1.300 vagas para os cargos de professor da Educação Básica I, Básica II, Técnico em Educação e Agente Educacional.
A posse de todos os concursados aconteceu no final do mês de janeiro deste ano. A meta da PMJP é começar o ano letivo com todos esses profissionais trabalhando.
Das 1.300 vagas, mil foram destinadas ao cargo de professor, sendo 450 para o ensino na Educação Básica I e 550 para o ensino na Educação Básica II. Ainda entre os cargos destinados aos profissionais de nível superior estão os de assistente social escolar, orientador educacional, supervisor escolar e psicólogo escolar, que totalizam 100 vagas.
Vinícius Varella Ferreira foi um dos aprovados neste concurso para ensinar no Ensino Fundamental. Ela falou da vontade de começar a trabalhar. “Nós que vamos entrar, agora estamos com uma vontade muito grande de fazer um bom trabalho. Essa renovação é importante”.
Em nível médio, foram ofertadas 200 vagas para agentes educacionais I, que vão trabalhar em setores como o de secretariado e arquivo.
Segurança – “O grande ganho com a instalação das câmeras de segurança foi o monitoramento dos alunos, além de percebermos uma maior tranquilidade tanto dentro como no entorno da escola. Antes de cometer um ato, os alunos pensam duas vezes. Eles mudaram o comportamento”, garantiu o diretor da escola José Novais, Fernando Guimarães.
Cada escola e Crei da rede municipal de ensino tem 16 câmeras infravermelho instaladas, sensores de presença, central de monitoramento com transmissão de dados via telefônica, GPRS, internet e uma TV de 32 polegadas para acompanhamento das imagens.
Também foi contratada uma empresa especializada na manutenção mensal dos equipamentos, que irão funcionar 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana. O serviço oferecido para a população ainda irá contar com uma equipe de motopatrulha que fará rondas no entorno das escolas.
As câmeras estão instaladas em espaços como a entrada de cada unidade de ensino, corredores, cozinha, pátio, ginásio e secretaria.
PASSE LIVRE, UMA CONQUISTA
Já nos 100 primeiros dias do atual governo municipal foi implantado o programa Passe Livre para estudantes que precisam de transporte público para ir até a escola e voltar para casa, ação que combate a evasão escolar e valoriza o estudante.
O programa já atende mais de 21.500 alunos da rede municipal de ensino que estão cadastrados na Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP).
Acessibilidade – A PMJP também beneficia crianças e jovens com deficiência que precisam ir para a escola e voltar para casa com segurança. Foram entregues 12 ônibus com acessibilidade destinados ao transporte escolar de alunos da rede municipal. Cada veículo conta com um cuidador. O ônibus vai buscar o estudante em casa, levar para a escola e traz de volta para casa, com conforto e segurança.
“Não teve coisa melhor. Eu levava minha filha na cadeira de rodas num sol pesado. Agora o ônibus pega em casa e deixa em casa. A cuidadora e o motorista são ótimos. Foi uma bênção”, disse a dona de casa Maria Betânia de Sousa Castro, moradora do bairro de Mangabeira, mãe de Lianna Caroline Castro de Araújo, 13 anos, aluna da Escola Luiz Vaz de Camões.
PMJP OFERECE ENSINO DE TRÊS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Para dar a oportunidade aos alunos da rede municipal de ensino de aprenderem uma segunda língua, a PMJP criou o Centro de Línguas Estrangeiras (Celest). O centro também beneficia servidores municipais, trade turístico (motoristas de van, taxistas, recepcionistas e camareiras de hotel, dentre outros). Atualmente são atendidos mais de mil alunos. São ofertados cursos de Inglês, Espanhol e Francês.
Formação – Para melhorar a qualidade do ensino e atendimento nas escolas, professores, gestores, especialistas e o pessoal de apoio, como vigilantes e auxiliares de serviços gerais da rede municipal de ensino de João Pessoa, passaram por formações continuadas através dos “Diálogos Educacionais”. Os profissionais participaram de oficinas como também assistiram a palestras, como a do professor doutor Celso Vasconcelos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Comentários