VIDA URBANA
Em 6 meses, 3 túneis são localizados no PB1
Primeiro túnel foi localizado em dezembro de 2013, o segundo em março e o terceiro em agosto deste ano.
Publicado em 07/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:14
Um túnel foi encontrado, na tarde de ontem, no interior da Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecido como PB1, localizado em Jacarapé, João Pessoa. Em 6 meses, este é o terceiro túnel escavado por apenados na unidade de segurança máxima, sendo o primeiro túnel em dezembro de 2013, o segundo em março e o terceiro em agosto. Além dos túneis, ainda este ano, o presídio teve duas tentativas de fuga frustradas, ocorridas nos meses de janeiro e março.
Segundo o diretor do PB1, Fábio Gomes, o túnel, com profundidade e diâmetro ainda não especificados pela perícia, foi encontrado pelos agentes penitenciários no momento em que estavam sendo realizados os procedimentos habituais de vistoria e monitoramento das celas. Ao observarem uma movimentação estranha na cela seis, do pavilhão dois, os agentes iniciaram a extração dos apenados e fiscalização do espaço. “Os agentes de plantão notaram movimentação estranha e resolveram averiguar. Na ocasião, localizaram um túnel, já com a tampa de concreto retirada, próximo do ralo e do vaso sanitário da cela”, esclareceu.
Ainda de acordo com o diretor, estima-se que os presidiários escavaram o túnel com ajuda de colheres e de vergalhões extraídos da estrutura que compõe as camas. Ele explica que a unidade, que é de segurança máxima, conta com piso de concreto, para justamente dificultar a escavação de túneis, no entanto, apesar de todo o reforço na segurança e das constantes vistorias técnicas, os apenados ainda conseguem iniciar escavações, mas que logo são coibidas pelos agentes.
“Temos uma segurança eficiente. Realizamos fiscalizações diárias nas celas e monitoramos todo e qualquer movimento estranho por parte dos apenados. Entretanto, ainda assim verificamos recentemente três túneis e impedimos duas fugas”, destacou. Os sete apenados suspeitos de escavarem o túnel foram encaminhados para a 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira, onde foram autuados por crime contra o patrimônio público.
Comentários