icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Emlur coleta mais de 93 mil toneladas de lixo na capital

Lixo domiciliar é a principal fonte de coleta de resíduos e representou neste primeiro trimestre 59% de todo o lixo coletado na capital.

Publicado em 10/04/2012 às 6:30

A coleta de entulhos em terrenos baldios e da construção civil em João Pessoa cresceu 15,6% nos três primeiros meses deste ano pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Só de resíduos sólidos da construção civil foram 28.795 toneladas nesse período. Ao todo, a Emlur coletou 93.392 toneladas de lixo, incluindo coleta domiciliar, poda, abatedouro e caixas estacionárias instaladas na cidade.

O lixo domiciliar é a principal fonte de coleta de resíduos na cidade e representou neste primeiro trimestre 59% de todo o lixo coletado na capital, com 55.158 toneladas recolhidas. A coleta de entulho representa 30% do total.

Sobre o lixo domiciliar, janeiro é o mês que tem a maior produção em João Pessoa, em virtude do período de férias e da presença de turistas na cidade. Enquanto nos meses de fevereiro e março foram recolhidas 17,3 mil toneladas e 17,9 mil toneladas, respectivamente, em janeiro deste ano foram coletadas 19,9 mil toneladas.

De acordo com a superintendente da Emlur, Laura Farias, o aumento populacional no final e início de ano contribui para o aumento da produção de lixo na cidade, principalmente em pontos de grande fluxo, como os corredores das praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Neste período, a Emlur intensifica o trabalho de limpeza da orla e realiza campanhas.

“Estamos nos preparando para o segundo período do ano onde temos um acréscimo nas toneladas de lixo recolhidas, que é o período chuvoso, porque o lixo molhado pesa mais. A Emlur tem intensificado o trabalho de coleta dos resíduos e, por isso, além da coleta domiciliar que tem uma variação média na quantidade recolhida, conseguiu aumentar a quantidade de lixo recolhida de entulhos e poda”, declarou a superintendente.

Após a coleta domiciliar e do entulho, a poda é o terceiro principal meio de coleta de resíduos em João Pessoa. Nos três primeiros meses deste ano, foram recolhidas 5,1 mil toneladas. Através das caixas estacionárias, foram coletadas 1.048 toneladas e dos abatedouros, principalmente de aves, 755 toneladas de resíduos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp