VIDA URBANA
Emlur coleta mais de 93 mil toneladas de lixo na capital
Lixo domiciliar é a principal fonte de coleta de resíduos e representou neste primeiro trimestre 59% de todo o lixo coletado na capital.
Publicado em 10/04/2012 às 6:30
A coleta de entulhos em terrenos baldios e da construção civil em João Pessoa cresceu 15,6% nos três primeiros meses deste ano pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Só de resíduos sólidos da construção civil foram 28.795 toneladas nesse período. Ao todo, a Emlur coletou 93.392 toneladas de lixo, incluindo coleta domiciliar, poda, abatedouro e caixas estacionárias instaladas na cidade.
O lixo domiciliar é a principal fonte de coleta de resíduos na cidade e representou neste primeiro trimestre 59% de todo o lixo coletado na capital, com 55.158 toneladas recolhidas. A coleta de entulho representa 30% do total.
Sobre o lixo domiciliar, janeiro é o mês que tem a maior produção em João Pessoa, em virtude do período de férias e da presença de turistas na cidade. Enquanto nos meses de fevereiro e março foram recolhidas 17,3 mil toneladas e 17,9 mil toneladas, respectivamente, em janeiro deste ano foram coletadas 19,9 mil toneladas.
De acordo com a superintendente da Emlur, Laura Farias, o aumento populacional no final e início de ano contribui para o aumento da produção de lixo na cidade, principalmente em pontos de grande fluxo, como os corredores das praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Neste período, a Emlur intensifica o trabalho de limpeza da orla e realiza campanhas.
“Estamos nos preparando para o segundo período do ano onde temos um acréscimo nas toneladas de lixo recolhidas, que é o período chuvoso, porque o lixo molhado pesa mais. A Emlur tem intensificado o trabalho de coleta dos resíduos e, por isso, além da coleta domiciliar que tem uma variação média na quantidade recolhida, conseguiu aumentar a quantidade de lixo recolhida de entulhos e poda”, declarou a superintendente.
Após a coleta domiciliar e do entulho, a poda é o terceiro principal meio de coleta de resíduos em João Pessoa. Nos três primeiros meses deste ano, foram recolhidas 5,1 mil toneladas. Através das caixas estacionárias, foram coletadas 1.048 toneladas e dos abatedouros, principalmente de aves, 755 toneladas de resíduos.
Comentários