icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Emlur recolhe pneus que servem de focos para surgimento do Aedes aegypti

Ano passado, autarquia recolheu 110 mil pneus inutilizados - em oficinas e jogados nas ruas - para evitar proliferação do mosquito em João Pessoa.

Publicado em 23/01/2016 às 10:00

Uma das preocupações dos órgãos responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti é o acúmulo de água parada em pneus que estão sem uso nas residências. Para evitar o foco do vetor em situações como essas é que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está recolhendo esses objetos por meio da coleta nas ruas e oficinas da capital. “Não há necessidade da pessoa quando troca o pneu levar esse objeto para casa, porque lá ele vai ficar parado. Mas caso a pessoa vá aproveitar para o jardim, primeiro o proteja da chuva e veja a técnica que está utilizando, porque tem que colocar areia e furar o pneu para escorrer a água”, orienta o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), Nilton Guedes.

Apenas no ano passado, a Prefeitura de João Pessoa coletou mais de 110 mil pneus inúteis. Esse material coletado está atualmente sendo levado para a antiga fábrica Matarazzo, próximo ao cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro. “Nós temos uma parceria com a Reciclânio, que é a associação que responde pelos fabricantes de pneus. Eles enviam o caminhão, nós enviamos o recolhimento para um canto e eles levam a carga para Feira de Santana (Bahia), onde o pneu é reaproveitado”, explica Guedes.

Após chegarem ao destino final, na Bahia, os pneus são entregues à indústria cimenteira, que utiliza o material como fonte energética para os fornos. “Hoje, estamos com cerca de 11 mil a 12 mil pneus. Ontem um caminhão levou em torno de 7 mil pneus para Feira de Santana. João Pessoa lidera não só o ranking da Paraíba, mas também do Nordeste em relação ao recolhimento desse material. Só na semana passada enviamos 24 toneladas de pneus para lá”, afirma o gerente do Cvaz.

ALERTA DA SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para a ajuda no combate ao mosquito da dengue. O recolhimento dos pneus é uma medida que ajuda a diminuir o impacto do depósito de lixo no meio ambiente. Para quem tem um pneu que não está sendo utilizado e pretende entregá-lo para ser descartado, a solução é simples. “As pessoas precisam verificar se juntou água nos pneus, eliminar essa água e colocar o material em um lugar coberto. O próximo passo é acionar a Emlur para que ela possa recolher. Outra opção é voltar ao borracheiro onde o pneu foi trocado e deixar nas oficinas”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp