VIDA URBANA
Empasa combate a proliferação de ratos nas Centrais de Abastecimento
Medida prevê, ainda, um trabalho de conscientização com os comerciantes. Ainda nesta semana, o trabalho deve ser feito em Campina Grande e Patos.
Publicado em 06/09/2010 às 14:22
Da Redação
Com Secom-PB
Alimentos, sujeira e entulho. Condições favoráveis para a proliferação dos roedores. Nas Centrais de Abastecimento, a presença de ratos é uma das principais preocupações dos comerciantes. Buscando combater a proliferação, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) iniciou nesta segunda-feira (6), o trabalho de desratização nos mais de 200 boxes e nas 57 barracas do mercado, além da administração.
O trabalho de prevenção e combate aos ratos consiste na colocação de veneno em pontos estratégicos do mercado e pulverização das galerias. O objetivo é eliminar a proliferação e a migração natural dos roedores para as residências próximas e comércios, quando ocorre a limpeza de córregos, galerias e bueiros.
O trabalho, que não acontecia desde 2008, é feito por uma empresa terceirizada contratada pela Empasa. O serviço foi solicitado pelos comerciantes, que reclamavam dos prejuízos. Segundo o Gerente de Mercado Valdir Xavier da Costa Júnior, os ratos passaram a procurar os boxes para se alimentar. “Os ratos comem melancia, jerimum, o que tiver disponível”, disse.
Para a coordenadora da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da Empasa, Silvana Alves, o trabalho é uma questão de saúde pública e busca a melhoria do ambiente para quem vende e quem compra. “Depois da desratização, será feita uma limpeza eliminando a fonte geradora de proliferação dos roedores e, em seguida, um trabalho de conscientização com os comerciantes, para que procurem manter um ambiente limpo”, afirma. A previsão é que o trabalho de desratização seja feito, ainda esta semana, nas Centrais de Abastecimento de Campina Grande e de Patos.
Comentários