VIDA URBANA
Empasa fiscaliza uso de agrotóxicos
Processo de amostragem será realizado para medir nível residual de agotóxicos presentes em hortifrútis consumidos no estado.
Publicado em 31/01/2012 às 6:30
O nível de agrotóxicos nos produtos hortifrútis consumidos na Paraíba será medido para evitar possíveis problemas de saúde decorrentes da utilização indiscriminada de alimentos contaminados. A estratégia faz parte de uma ação mais complexa, que envolve órgãos como a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Ministério Público Estadual e a Associação dos Supermercados da Paraíba.
De acordo com o presidente da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, José Tavares, a Empasa vai selecionar uma amostragem das mercadorias que passarem nas unidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos para fazer uma análise de resíduos. “Nas análises laboratoriais será medido o teor de agrotóxico e, uma vez constatados índices superiores aos determinados pelos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o fornecedor responsável pelo produto será denunciado junto à Defesa Agropecuária”, informou o presidente.
Ele informou ainda que essa mesma estratégia será adotada em todo o país e que a ação nacional será discutida hoje em Brasília, durante a primeira reunião da diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Ele disse que o início das fiscalizações ainda não possui data definida, mas certamente toda a logística de funcionamento estará pronta para funcionar neste semestre.
Comentários