VIDA URBANA
Empresas são autuadas pelo Procon durante 'Black Friday' em CG
Os flagrantes ocorreram após denúncias feitas pelos próprios consumidores.
Publicado em 25/11/2016 às 18:25
Pelo menos 15 empresas de Campina Grande foram autuadas durante uma fiscalização do Procon municipal nesta sexta-feira (25), por propaganda enganosa e diferenciação de valor de produto, através da forma de pagamento. As irregularidades foram flagradas em meio a anúncio de promoções e descontos relacionados à campanha de vendas conhecida como “Black Friday”.
Segundo o Procon, entre as 15 empresas autuadas estão academias de ginástica, hipermercados, lojas de vestuário e eletrodomésticos. Os flagrantes ocorreram após denúncias feitas pelos próprios consumidores aos órgão fiscalizados. As empresas autuadas terão o prazo de 10 dias para apresentar defesa e estão sujeiras a multas.
De acordo com a assessoria de imprensa, uma das empresas autuadas foi uma academia de ginástica que ofereceu uma promoção. Na propaganda, a empresa dizia que o plano anual estaria por R$ 89,90, mas não deixou claro que esse valor seria referente a cada mensalidade durante o ano. Segundo o órgão, foi caracterizada uma propaganda enganosa.
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Outro flagrante de irregularidade ocorreu em uma loja de vestuário da cidade. Segundo o Procon, na promoção “Black Friday”, um vestido estava sendo vendido na promoção por R$ 49,90 com pagamento à vista, mas caso o cliente quisesse pagar a compra com cartão de crédito, o valor aumentaria para R$ 120. O Procon deixa claro que não pode haver diferenciação de valor se o cliente optar por pagar à vista ou no cartão.
Outro tipo de irregularidade flagrada pelo Procon de Campina Grande, nesta sexta-feira, ocorreu em um hipermercado da cidade. O estabelecimento estava ofertando uma promoção em um pacote de fraudas de tamanho maior, que estava custando R$ 74,90. Segundo o Procon, o hipermercado anunciava que, caso o cliente fizesse a aquisição do cartão do estabelecimento, o produto baixaria o preço para R$ 64,90, o que é errado, conforme o Procon.
Ainda de acordo com o Procon Municipal, o órgão teve dificuldades em averiguar outras denúncias feitas por consumidores, por falta de informações e detalhes. O Procon orienta que os consumidores enviem todos os detalhes e, se possível, fotografias que comprovem a irregularidade. A sociedade pode acionar o órgão, através do telefone 151 e (83) 9 8802-5525, além da plataforma online do órgão.
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