VIDA URBANA
Encontro de funcionários da Globo discute coberturas jornalísticas
TVs Cabo Branco e Paraíba recepcionam 30 profissionais de afiliadas da Rede Globo com palestras no Hotel Tambaú para aperfeiçoar o jornalismo praticada pela emissora.
Publicado em 28/11/2008 às 11:03
Luiz Carlos Lima
Do Jornal da Paraíba
Mais de 30 profissionais representantes das afiliadas da Rede Globo de todos os Estados do Nordeste se reúnem nesta sexta-feira (28), em João Pessoa, para debater estratégias de trabalho e programar ações futuras como reportagens em rede. As TVs Cabo Branco e Paraíba irão recepcionar os participantes do encontro que acontece no Hotel Tambaú durante todo o dia. A reunião, organizada pela TV Cabo Branco e pela Globo Recife, terá programação pela manhã e à tarde.
O evento começou com uma palestra às 9h sobre o tema “Mídia e cobertura policial”, com a participação do pesquisador e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Wellington Pereira e pelo delegado da Polícia Civil Claúdio Lameirão. À tarde, será a vez dos jornalistas planejarem as ações e reportagens para o ano que vem. Segundo a editora regional das TVs Paraíba e Cabo Branco, Ana Viana, esses encontros contribuem para aperfeiçoar o jornalismo praticado pelas afiliadas à Rede Globo de Televisão.
“A nossa responsabilidade com a veracidade das informações levadas ao nosso telespectador cresce na medida em que aumentam também a audiência e a confiança que o público têm no que transmitimos. E essa troca de experiências entre os colegas das afiliadas é fundamental para enriquecer o nosso trabalho. Nesses encontros, temos a oportunidade de compartilhar os erros e os acertos e discutir as formas de avançar, de ousar, de fazer um jornalismo melhor e cada vez mais próximo da comunidade,” disse Ana.
Neste encontro, segundo a editora, a abordagem de temas ligados à violência terá destaque. “A população não quer ver sangue. Não quer ver a exploração de situações degradantes ganhando as manchetes na imprensa. O importante é contextualizar os assuntos pesados do dia-a-dia da população e apontar saídas, cobrar soluções das autoridades e denunciar o descaso, se houver falha nas respostas,” comentou Ana Viana.
O encontro dos jornalistas das emissoras afiliadas à Rede Globo no Nordeste ocorre desde 2000. O primeiro encontro deste ano ocorreu na cidade de Aracaju, em março. De acordo com o diretor de jornalismo da TV Verdes Mares, do Ceará, Marcos Gomide, esta é uma oportunidade de estreitar as parcerias entre as afiliadas. “O intercâmbio entre as emissoras do Nordeste é excelente. Nesses encontros, nós definimos as próximas atividades e como serão executadas”, declarou Marcos Gomide.
Além da troca de experiência entre os profissionais, será feito um balanço da cobertura das eleições e, no período da tarde, a discussão será sobre a perspectivas de novos programas e sobre as séries de reportagens regionais. Este ano haverá também uma oficina para cinegrafistas sob a coordenação de Marcos Pryston, da Rede Globo Nordeste. “ A oficina vai tratar de noções de estética. De luz, enquadramento. A imagem na televisão é fundamental para uma história ser bem contada”, conclui a editora.
Comentários