icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Encontro em Campina Grande discute previsão climática do Nordeste

Paralelo ao evento regional, acontecerá o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir de uma parceria entre a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e

Publicado em 21/07/2009 às 10:49

Tiago França
Do Jornal da Paraíba

A oitava edição da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil será realizada este ano em Campina Grande. O encontro acontecerá hoje e amanhã, na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (Uaca), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Paralelo ao evento regional, acontecerá o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir de uma parceria entre a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e UFCG.

Durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, será analisado o cenário da temperatura do Oceano Atlântico, bem como as zonas de convergências intertropicais. O estudo proporcionará uma previsão meteorológica para os próximos quatro meses, no Nordeste brasileiro. O resultado será divulgado no final do encontro, amanhã de tarde. Já o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas discutirá os efeitos das mudanças climáticas para a Paraíba, nos próximos anos.

Todos os centros de meteorologia do Nordeste estarão representados no encontro que acontecerá nesta terça e quarta-feira, além de membros do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

Participarão ainda os secretários da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente da Paraíba (Sectma), Francisco Sarmento, e da Interiorização, Francisco de Assis Costa; a presidente da Aesa, Cybelle Frazão Costa Braga; o coordenador administrativo da Uaca, Enilson Palmeira Cavalcanti; além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com a presidente da Aesa, o evento será muito importante para o Estado, já que “a Paraíba será o centro das discussões meteorológicas do Nordeste”. Cybelle Frazão ressaltou ainda que deste evento "sairão resultados da meteorologia do Nordeste, para os próximos quatro meses”.

MAPEAMENTO

Segundo o secretário Francisco Sarmento, durante o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, será lançada a proposta que o Governo do Estado tem de elaborar um mapeamento de vulnerabilidade da Paraíba, em relação às mudanças climáticas.

“Já encaminhamos a proposta ao Ministério do Meio Ambiente. Futuramente queremos fazer esse mapeamento, para evitar as catástrofes acarretadas por secas e enchentes extremas, ocasionadas pelo aquecimento global”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp