VIDA URBANA
Encontro em Campina Grande discute previsão climática do Nordeste
Paralelo ao evento regional, acontecerá o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir de uma parceria entre a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e
Publicado em 21/07/2009 às 10:49
Tiago França
Do Jornal da Paraíba
A oitava edição da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil será realizada este ano em Campina Grande. O encontro acontecerá hoje e amanhã, na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (Uaca), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Paralelo ao evento regional, acontecerá o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir de uma parceria entre a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e UFCG.
Durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, será analisado o cenário da temperatura do Oceano Atlântico, bem como as zonas de convergências intertropicais. O estudo proporcionará uma previsão meteorológica para os próximos quatro meses, no Nordeste brasileiro. O resultado será divulgado no final do encontro, amanhã de tarde. Já o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas discutirá os efeitos das mudanças climáticas para a Paraíba, nos próximos anos.
Todos os centros de meteorologia do Nordeste estarão representados no encontro que acontecerá nesta terça e quarta-feira, além de membros do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
Participarão ainda os secretários da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente da Paraíba (Sectma), Francisco Sarmento, e da Interiorização, Francisco de Assis Costa; a presidente da Aesa, Cybelle Frazão Costa Braga; o coordenador administrativo da Uaca, Enilson Palmeira Cavalcanti; além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a presidente da Aesa, o evento será muito importante para o Estado, já que “a Paraíba será o centro das discussões meteorológicas do Nordeste”. Cybelle Frazão ressaltou ainda que deste evento "sairão resultados da meteorologia do Nordeste, para os próximos quatro meses”.
MAPEAMENTO
Segundo o secretário Francisco Sarmento, durante o 1º Fórum Paraibano sobre Mudanças Climáticas, será lançada a proposta que o Governo do Estado tem de elaborar um mapeamento de vulnerabilidade da Paraíba, em relação às mudanças climáticas.
“Já encaminhamos a proposta ao Ministério do Meio Ambiente. Futuramente queremos fazer esse mapeamento, para evitar as catástrofes acarretadas por secas e enchentes extremas, ocasionadas pelo aquecimento global”, disse.
Comentários