VIDA URBANA
Energisa identifica 4,5 mil ligações clandestinas em sete meses
Na terça a empresa começou uma operação de fiscalização em João Pessoa, onde foram identificadas 13 irregularidades no Aeroclube.
Publicado em 19/08/2015 às 8:00
A Energisa Paraíba detectou 4.500 ligações clandestinas nos primeiros 7 meses do ano. Ontem, a empresa começou uma operação de fiscalização em João Pessoa, onde já foram verificadas 13 irregularidades no bairro do Aeroclube. A ação, que é realizada pelo Departamento de Medição e Combate a Perdas de Energia, vai durar 15 dias seguidos, e mais de 3,5 mil unidades consumidoras, entre residências e estabelecimentos comerciais, serão inspecionadas. Os 'gatos' podem gerar processo por furto, dano ao patrimônio, apropriação indébita e fraude.
De acordo com a assessoria de comunicação da Energisa, as perdas de energia para a empresa neste ano já somam 60 mil quilowatts-hora (Kwh), o que daria para abastecer 450 mil residências durante um mês. Com esta perda de energia, o Estado da Paraíba deixou de arrecadar em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 7 milhões. Esse valor, segundo a Energisa, poderia ser aplicado em educação, saúde, esporte e cultura para a população do Estado.
Fiscalizações são feitas constantemente durante o ano, principalmente em áreas que demonstram altos índices de perdas. As irregularidades são monitoradas pelo Centro de Inteligência de Combate a Perdas da Energisa, e através de ferramentas, a distribuidora faz monitoramento por 24 horas dessas áreas, tomando como referência os valores elevados de perdas.
Saiba mais
Ligações Clandestinas trazem riscos de morte para quem faz e para os moradores que residem em unidades com irregularidade, bem como sobrecarrega o sistema elétrico, causando queda na qualidade de fornecimento e onera o valor da tarifa paga pela população. Importante destacar que a redução do furto de energia no Estado contribui para uma menor tarifa paga por todos os consumidores.
Comentários